quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Na minha cozinha há sempre...


Canela

Consigo lembrar-me de dezenas de maneiras de usar canela. No chá, em doces, na comida indiana, nas panquecas, nos sumos de fruta...


Para além de saber tão bem, há estudos que provam que meia colher de chá de canela por dia ajuda a baixar o colesterol. Podemos juntar canela nos cereais do pequeno-almoço, nas tostas com mel e aos sumos de fruta. Ao nosso chá preferido podemos adicionar pau de canela e para além de sabor estamos a juntar-lhe o benefício que esta especiaria traz à saúde. A mesma quantidade de canela tomada diariamente ajuda também os diabéticos a baixar os níveis de açucar no sangue. Tem também um efeito anti-coagulante no sangue e pode ajudar a diminuir as dores causadas pela artrite (quando tomado diariamente numa dose de meia colher de chá por dia, misturado com mel).



Tostas de maçã e canela

Laminar maçã e colocar em fatias de pão, com canela em pó e açucar. Tostar no forno. O açucar carameliza e misturado com a canela fica uma delicia.

Chá de canela

Partir um pau de canela aos pedacinhos e colocar numa caneca. Juntar água quente. Eu acho mais interessante se se adicionar a canela a um chá que gostarmos de beber.


Sumo de maçã canela e gengibre

Na centrifugadora, fazer sumo de duas maças, uma rodela de gengibre e meia colher de chá de canela. É divinal. Ao pequeno-almoço ou para acompanhar uma refeição. Este sumo é uma bomba: a maçã "keeps the doctor away", o gengibre é um antibiótico natural e a canela é isto tudo que aqui descrevi. Quem precisa de ir ao médico ou à farmácia depois de beber este sumo?!


Pipocas

Eu gosto de ter milho para pipocas em casa. Quando me dá um ataque de fome, sinto-me menos mal a comer pipocas caseiras do que outra gulodice qualquer. E em vez de açucar ou sal, ponho canela.


Eu uso canela no muesli que como ao pequeno-almoço, no arroz doce para a ceia de natal, no pudim de pão, na comida indiana, nas panquecas, nas torradas com mel, no chá, para decorar bolos e sobremesas...

É um fonte de fibra, ferro, cálcio e manganês.

Manganês - É um mineral com função antioxidante, essencial no desenvolvimento de ossos saudáveis e cicatrização de feridas. Quando o manganês está em falta no organismo, pode causar o baixo crescimento, anormalidades do esqueleto, disfunções reprodutivas, menor tolerância à glicose e alterações no metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras.

2 comentários:

  1. Arroz de canela já experimentaste? Às vezes também faço com passas e canela e costumo acompanhar com pratos picantes a lembrar as Índias ;) ( faço com canela em pó )

    ResponderEliminar
  2. Nas tostas com macã e canela experimenta um pouco de manteiga no pão! Delicioso!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...