sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Açafrão da Índia


O pó de caril que normalmente se compra nos supermercados é uma mistura de especiarias e o açafrão das indias é o que lhe dá a cor amarela.
Na minha última visita a Londres trouxe um saco cheio de especiarias e um livro de comida Indiana fácil. Nunca mais usei pó de caril e faço agora eu as misturas das especiarias. Consegue-se assim uma variedade enorme de sabores para um "caril".
De todas as especiarias a mais interessante é o açafrão da Índia. Eu trouxe a minha de uma loja paquistanesa de Londres mas é fácil de encontrar por cá em qualquer hipermercado.
Para a próxima semana vou tentar colocar no blog algumas receitas que usem açafrão da Índia e na receita de Bolo de Sêmola de Trigo, é o ingrediente que lhe dá a côr alaranjada.
O açafrão da Índia tem propriedades terapeuticas devido ao seu componente activo - a curcumina. É um antiséptico natural e na medicina ayurvedica, na Índia, é utilizado como desinfectante para cortes e queimaduras e muitas outras doenças. É anti-inflamatório sendo por isso um tratamento natural para artrite e artrite reumatóide. Na medicina chinesa é usado para tratamento de depressão. Poderá ser útil na prevenção da progressão da doença de Alzheimer e já foram feitos estudos que provam ser um travão de metástases em diferentes tipos de cancro. Recentemente, vários estudos estão a ser feitos sobre a influência que a curcumina poderá ter no tratamento do cancro, Alzheimer, e doenças inflamatórias. No paquistão é utilizado para perturbações intestinais, como o síndrome de cólon irritável. Poderão ler um artigo interessante sobre açafrão da Índia aqui.
As quantidades de açafrão da Índia que teríamos que tomar para que estes efeitos positivos na saúde se façam sentir poderá ser elevada, mas mesmo não tendo nenhuma relação no meu bem-estar, tenho sempre esta especiaria amarela na minha cozinha. Faz partes dos meus dias na cozinha quando tenho convidados que não se importam das minhas experiências culinárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...