terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quinoa

Quinoa com queijo feta e amêndoas

1 colher de sopa de azeite
meia colher de chá de coentros em pó
meia colher de chá de açafrão das indias
300 gr de quinoa
600 ml de água
50 gr de amêndoas laminadas (tostadas)
100 gr de queijo feta desfeito aos pedaços
salsa
sumo de limão

Colocar o azeite num tacho e alourar os coentros e açafrão durante um minuto. Juntar a quinoa, que já deve ter sido lavada e escorrida. Fritar a quinoa cerca de um minuto. Juntar a água e deixar cozinhar em lume brando até a água desaparecer e a quinoa ter um aro mais claro à volta. Deixar arrefecer um pouco e depois juntar o queijo, a salsa, as amêndoas depois de tostadas numa frigideira, e o sumo de limão para temperar. Pode servi-se quente ou frio (eu gosto mais frio).
Eu descobri a quinoa quando tinha crises muito grandes de sindrome de colón irritável e precisei procurar alimentos mais fáceis de digerir. Procurei alimentos sem gluten e descobri a quinoa.
A quinoa é o ouro dos Incas. Foi esquecido durante muitos séculos e continua a ser ainda muito pouco conhecido na cozinha da maior parte das pessoas. É uma semente nativa do sul da américa e foi cultivada na região do Andes (Peru, Chile e Bolivia) desde há mais de 5000 anos. Era o alimento base dos Incas. Os conquistadores espanhóis, tentando destruir a cultura Inca, destruiram também os campos de cultivo de quinoa, proibindo a sua produção e consumo, o que levou à quase extinção dos campos de quinoa. Nos anos 80, dois americanos descobriram o potencial da quinoa na nossa nutrição, e começaram a cultivá-la no Colorado.
Pode-se comprar quinoa em lojas de produtos naturais ou de nutrição e nos hipermercados. Eu compro no Jumbro mas é caro porque é de produção biológica.
A quinoa, antes de cozinhada, deve ser lavada para retirar a camada externa, um pouco amarga, chamada saponina, que se transforma numa espuma em contacto com a água.
Pode ser cozinhada como o arroz, com o dobro da quantidade de água. Pode ser cozinhada simples, só com água ou com um refogado de cebola, juntando também cenoura, ervilhas ou feijão verde.
É uma alternativa ao arroz e é muito fofinha e saborosa.

A quinoa é rica em proteina, ferro, magnésio, manganésio, potássio. Tem um índice baixo de colesterol e não tem gluten.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...