Foi a primeira coisa que aprendi a cozinhar. Não é o crepe francês nem a panqueca americana, mas sim a panqueca holandesa. Todas as crianças holandesas sabem fazer pannenkoeken e gostam de se lambuzar com stroop (uma espécie de melaço). Aprendi a fazer pannenkoeken na mesma frigideira que aparece na foto, e que herdei da minha mãe quando fui morar sozinha.
Vou ter alguma dificuldade em passar a receita porque faço a olho e nem sempre da mesma maneira.
Uso um ovo por pessoa, misturo farinha (sem fermento) até ficar uma massa dura, e depois misturo leite até ficar liquido mas não muito. Frito-as com bastante manteiga. Esta é a receita que aprendi quando era pequenina. Agora tenho variantes.
A minha preferida é com maçã, aveia e canela. Os flocos de aveia são misturados na massa. A maçã é cortada às fatias fininhas e frita na manteiga, mesmo antes de se deitar a massa. São servidas com açucar e canela. E com açucar mascavado ainda fica melhor.
Quando vou à Holanda é obrigatório ir almoçar a um restaurante de pannenkoeken onde são feitos de mil e uma maneiras. Escolho sempre as de queijo e bacon ou com maçã e uvas passas.
Eu como pannenkoeken como refeição mas ainda não consegui convencer nenhum português a fazer o mesmo. Por cá, preferem-nas como sobremesa.
O meu almoço hoje foi pannenkoeken com maçã e aveia com muuuuito stroop e um sumo de 1/4 de ananás, 2 maçãs e uma rodela de gengibre.
Pannenkoeken para a Ângela
Faço a receita básica de panquecas e sirvo com gelado de baunilha ou nata e chocolate derretido. Fica ainda melhor com morangos laminados por cima.
Pannenkoeken para a Sara
Receita básica de panquecas e sirvo apenas com açucar.
E que optima refeição... adorava qd voçês me convidavam para almoçar em vossa casa a Pannenkoeken cheio de açucar e um copo de leite magro frio....
ResponderEliminarUh saudades
Sara
Não há panquecas como as tuas, nem na Holanda!
ResponderEliminarE eu gosto delas de todas as maneiras, só ainda não tive coragem de as fazer cá em casa...vou arriscar a pedido da Francisca.