segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Humus


Domingo de manhã fui testar a minha roupa de caminhada impermeável. Sapatos, calças e casaco vestidos, caminhei pelo passadiço até Labruge. O pequeno-almoço foi empurrado por um sumo "sweet carrot ´n´ apple pie" do livro The Juice Master de Jason Vale.

2 maçãs
1 cenoura
canela
É um sumo delicioso e por causa da canela parece uma sobremesa, uma tarte de cenoura e maçã!!

Energia e barriguinha cheia para uma caminhada debaixo de chuva e com muito vento.



Cheguei a casa molhada por fora e seca por dento. E com muita fome. Para aquecer, sopa de couve e nabo vindos directamente do quintal da minha sogra, e Humus:

Ingredientes:
1 lata de grão de bico
2 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)
1 dente de alho
um fio (generoso) de azeite
sumo de meio limão
uma pitada de cuminhos em pó
água q.b.
sal e pimenta


Colocar todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Eu uso a água da lata de grão. Como normalmente já tem sal, não adiciono mais. A quantidade de água e azeite que se usa depende da consistência que se quer obter. Eu vou adicionando conforme vejo necessidade disso. O azeite faz com que fique mais cremoso, mas também o torna mais calórico. Eu opto por juntar mais água, em vez de azeite, se achar que precisa de ficar mais cremoso.

Servir numa taça, com uma pitada de colorau, de sementes de sésamo e um fio de azeite.

Humus é bom para barrar em tostas ou pão. Fica óptimo em pão pita, com alface e tomate. Eu gosto de comer com pão torrado e queijo feta. Ou com pão pumpernickel (pão de centeio alemão) com rodelas de tomate.

As sementes de sésamo são ricas em cálcio e é por isso que gosto de as usar nos meus cozinhados. Como não posso beber leite, é importante encontrar alternativas! O grão de bico é uma boa fonte de proteinas, ferro, fibra. Uma boa escolha para vegetarianos.
Mais sobre humus aqui

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