
sábado, 20 de novembro de 2010
Abóbora e Cenoura




sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Tarte de abóbora

Ingredientes:
550g de abóbora, sem casca e cortada aos cubos
uma pitada de nós moscada em pó
Pão de alho



terça-feira, 16 de novembro de 2010
Pizza



O Desentupidor

Bischopswijn

1 garrafa de vinho tinto
¾ de l de agua (opcional, pode fazer-se só com vinho mas fica mais forte)
1 laranja
1 limão
10 cravinhos
1 pau de canela
1 noz muscada
75 g de açúcar
Serve-se quente nas noites frias do inverno ou para acompanhar as guloseimas típicas de Sinterklaas ou de natal.



domingo, 14 de novembro de 2010
Appeltaart



Guacamole
Guacamole
1 abacate
1 dente de alho esmagado
1 tomate bem vermelhinho cortado aos cubinhos pequenos
sumo de meio limão
sal e pimenta
(opcional - 1 colher de sopa de cebola picada)
Esmagar o abacate (que deve estar bem maduro) com um garfo. Juntar o alho e o tomate, o sumo de limão e sal e pimenta a gosto. As quantidades de alho e tomate dependem do gosto de cada um. Eu prefiro mais abacate d0 que tomate. Também se pode fazer o guacamole na liquidificadora, mas eu prefiro que fique com pedaços inteiros de abacate e tomate, ou seja "mal esmagado".




Lanche Guloso Calvin & Hobbes



sexta-feira, 12 de novembro de 2010
A minha enciclopédia



Açafrão da Índia




quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Tofu Agridoce
Para duas pessoas
200 gr de tofu natural
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de mel
1 colher de vinagre
piri piri ou chili em pó
2 colheres de azeite
1/2 cebola
1 dente de alho
3 ou 4 cm de gengibre fresco
200 gr de milho doce
sementes de sésamo
Misturar o molho de soja, mel, piri-piri e vinagre numa tijela. Cortar o tofu aos cubos e pôr no molho. Deixar marinar 15 minutos.
Aquecer o azeite e fritar o alho picado a cebola cortada às rodelas fininhas e o gengibre esmagado numa pasta ou ralado. Juntar o tofu com o liquido da marinada e o milho. Adicionar um fundinho de água se necessário.
Servir com arroz basmati ou noodles (massa chinesa) e sementes de sésamo (eu tosto as sementes de sésamo numa frigideira porque ficam mais aromáticas).



quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Bolo de sêmola de trigo
É muito fácil de fazer e é óptimo tanto como refeição, acompanhado por exemplo de salada e arroz, ou como entrada, como faço quando tenho convidados para jantar. Eu chamo-lhe "bola vegetariana".
Ingredientes
3 colheres de óleo
165g de sêmola de trigo
125ml de iogurte natural
125ml de água
40g de ervilhas congeladas
2 colheres de sopa de cebola picada
1 cenoura pequena, ralada
40g feijão verde congelado
40g de courgete cortada aos cubinhos pequenos
8g de gengibre fresco, sem casca e esmagado no almofariz até ficar em pasta
1/4 de colher de chá de chili em pó
1/2 colher de chá de açafrão da India
sal
1/2 colher de chá de sementes de cominhos
1/2 colher de chá de bicabornato de soda
1 colher de chá de sementes de sésamo
Aquecer o forno a 200º. Olear uma forma de bolo e forrar com papel vegetal.
Misturar numa taça a sêmola de trigo, o iogurte, a água, os legumes, o gengibre, as especiarias e o sal até formar uma massa de consistência média.
Aquecer o óleo numa frigideira e tostar os cominhos até ficarem aromaticos. Juntar o óleo e cominhos à massa e misturar tudo.
Adicionar o bicarbonato de soda e colocar a massa na forma. Espalhar as sememntes de sésamo por cima da massa.
Vai ao forno cerca de 35 minutos, até ficar queimadinho e estaladiço por fora e fofinho e seco por dentro. Deixar arrefecer na forma.



Sumo de... salsa?!

terça-feira, 9 de novembro de 2010
Sumo de Verão no Outono

A receita de salada de quinoa e frango da minha mãe

Quinoa
Peitos de frango
Alface
Tomate
Romã
Abacate
Salsa e ou coentros
Pimento vermelhos
Sumo de limão
azeite
Cozer a quinoa conforme a receita que vem na embalagem.
Cozer os peitos de frango ( ½ a 1 peito por pessoa) em agua aromatizada com um dente de alho, uma cenoura, uma cebola, uma folha de loura, um cravinho, salsa, sal ,pimenta. 20 a 25min chegam.
Descascar a romã. Descascar o abacate e cortar aos cubos. Cortar o tomate e o pimento às fatias finas. Picar a salsa e\ou os coentros. Cortar os peitos de frangos em cubos pequenos. Com duas colheres de sopa cheias de sumo de limão e 3 a 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta fazer o molho. Misturar tudo de maneira que fica bonito à vista, regar com o molho , mexer com muito cuidadinho. Polvilhar com mais alguma salsa ou coentros picados.
Não deitem a agua de cozer o frango fora. É óptima para fazer arroz ou para pôr na sopa de legumes, ou numa feijoada ou guisado de legumes, etc..
Em vez da alface podem usar rúcula. Em vez do frango cozido podem usar restos de frango assado.
Quinoa

A quinoa é rica em proteina, ferro, magnésio, manganésio, potássio. Tem um índice baixo de colesterol e não tem gluten.
sábado, 6 de novembro de 2010
O todo poderoso




Smoothie de Abacate




quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Na minha cozinha há sempre...

Consigo lembrar-me de dezenas de maneiras de usar canela. No chá, em doces, na comida indiana, nas panquecas, nos sumos de fruta...
Para além de saber tão bem, há estudos que provam que meia colher de chá de canela por dia ajuda a baixar o colesterol. Podemos juntar canela nos cereais do pequeno-almoço, nas tostas com mel e aos sumos de fruta. Ao nosso chá preferido podemos adicionar pau de canela e para além de sabor estamos a juntar-lhe o benefício que esta especiaria traz à saúde. A mesma quantidade de canela tomada diariamente ajuda também os diabéticos a baixar os níveis de açucar no sangue. Tem também um efeito anti-coagulante no sangue e pode ajudar a diminuir as dores causadas pela artrite (quando tomado diariamente numa dose de meia colher de chá por dia, misturado com mel).
Tostas de maçã e canela
Laminar maçã e colocar em fatias de pão, com canela em pó e açucar. Tostar no forno. O açucar carameliza e misturado com a canela fica uma delicia.
Chá de canela
Partir um pau de canela aos pedacinhos e colocar numa caneca. Juntar água quente. Eu acho mais interessante se se adicionar a canela a um chá que gostarmos de beber.
Sumo de maçã canela e gengibre
Na centrifugadora, fazer sumo de duas maças, uma rodela de gengibre e meia colher de chá de canela. É divinal. Ao pequeno-almoço ou para acompanhar uma refeição. Este sumo é uma bomba: a maçã "keeps the doctor away", o gengibre é um antibiótico natural e a canela é isto tudo que aqui descrevi. Quem precisa de ir ao médico ou à farmácia depois de beber este sumo?!
Pipocas
Eu gosto de ter milho para pipocas em casa. Quando me dá um ataque de fome, sinto-me menos mal a comer pipocas caseiras do que outra gulodice qualquer. E em vez de açucar ou sal, ponho canela.
Eu uso canela no muesli que como ao pequeno-almoço, no arroz doce para a ceia de natal, no pudim de pão, na comida indiana, nas panquecas, nas torradas com mel, no chá, para decorar bolos e sobremesas...



terça-feira, 2 de novembro de 2010
Pannenkoeken
Let food be thy medicine....
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Pequenos electrodomésticos na minha cozinha
Nunca gostei de comer fruta. E descobri uma forma fantástica de vencer a minha perguiça para mastigar: fazer sumo!!
Depois de descobrir que tinha SCI, uma nutricionista aconselhou-me a beber sumo de fruta, por ser mais fácil de digerir do que fruta inteira. Apesar de se perder uma grande parte da fibra da fruta, há vantagens em beber sumos: são mais fáceis de digerir e o nosso corpo aproveita melhor alguns dos nutrientes da fruta.
Comecei por fazer sumos apenas com fruta e agora faço também com legumes. Bebo um por dia e não mais. A fruta contém imenso açucar.
Com a minha centrifugadora resolvi o problema da falta de fruta na minha alimentação. Consegui também eliminar os desejos por gulodices. Os sumos são tão bons e docinhos que a maior parte das vezes sinto que estou a "beber" uma sobremesa.
Tenho uma centrifugadora que "roubei" da casa da minha irmã. É muito básica e obriga-me a cortar a fruta em pedaços muito pequenos. Hei-de ter uma melhor, que permita fazer sumo sem ter que cortar a fruta mas para já esta serve.
Lavar a máquina depois de fazer sumo exige alguma disciplina. As peças têm que ser imediatamente lavadas após fazer o sumo. A polpa da fruta fica por todo o lado e em todas as ranhuras e se não for bem lavada, fica com bolor. Mas isto não me desmotiva. O trabalho que dá a lavar mais do que compensa o prazer de beber um sumo de fruta acabada de espremer!
Um dos meus preferidos:
3 maças
canela
1 cm de gengibre



Humus
Domingo de manhã fui testar a minha roupa de caminhada impermeável. Sapatos, calças e casaco vestidos, caminhei pelo passadiço até Labruge. O pequeno-almoço foi empurrado por um sumo "sweet carrot ´n´ apple pie" do livro The Juice Master de Jason Vale.
2 maçãs
1 cenoura
canela
Energia e barriguinha cheia para uma caminhada debaixo de chuva e com muito vento.
Cheguei a casa molhada por fora e seca por dento. E com muita fome. Para aquecer, sopa de couve e nabo vindos directamente do quintal da minha sogra, e Humus:
1 lata de grão de bico
2 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)
1 dente de alho
um fio (generoso) de azeite
sumo de meio limão
uma pitada de cuminhos em pó
água q.b.
sal e pimenta
Colocar todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Eu uso a água da lata de grão. Como normalmente já tem sal, não adiciono mais. A quantidade de água e azeite que se usa depende da consistência que se quer obter. Eu vou adicionando conforme vejo necessidade disso. O azeite faz com que fique mais cremoso, mas também o torna mais calórico. Eu opto por juntar mais água, em vez de azeite, se achar que precisa de ficar mais cremoso.
Servir numa taça, com uma pitada de colorau, de sementes de sésamo e um fio de azeite.
Humus é bom para barrar em tostas ou pão. Fica óptimo em pão pita, com alface e tomate. Eu gosto de comer com pão torrado e queijo feta. Ou com pão pumpernickel (pão de centeio alemão) com rodelas de tomate.
As sementes de sésamo são ricas em cálcio e é por isso que gosto de as usar nos meus cozinhados. Como não posso beber leite, é importante encontrar alternativas! O grão de bico é uma boa fonte de proteinas, ferro, fibra. Uma boa escolha para vegetarianos.