quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Grelos


Estou a passar por uma dificuldade causada por aquilo a que chamamos fruta e legumes da época combinada com um frigorifico minúsculo. Vou explicar melhor: o cesto da aldeia vem sempre cheio de coisas boas. Há umas semanas atrás tive que pedir misericórdia às couves porque já não sabia o que mais lhes fazer e já não queria ter mais tiras de couve em saquinhos no congelador. Agora são os grelos e as laranjas. As laranjas são fáceis de despachar, fazendo sumo de laranja para o pequeno-almoço do meu homem que sai cedo de casa e precisa das vitaminas. Os grelos, uff! São óptimos mas não consigo enfiá-los na panela da sopa com tanta facilidade como fazia com as couves.

Quando o cesto vem cheio de maçãs ou de cerejas...podem ter a certeza que não me queixo!!! Nham nham! E quando matam um porquinho cor-de-rosa, o paio não dura muito.

E o que fiz para gastar os grelos que me enviaram sem pensar que somos só dois cá em casa? Fiz grelos com qualquer coisa ou qualquer coisa com grelos durante uma semana. E aproveitei a broa de milho maravilhosa que vinha no cesto também. Importante acrescentar que nunca tinha cozinhado grelos. Não os sabia arranjar nem que partes comer. Mas é para isso que servem as mães!! Para nos ensinarem a cozinhar pelo telefone!

Creme de grelos

Ingredientes:
1 molho de grelos
300g de cenoura aos cubos
100g de abóbora aos cubos
2 batatas aos cubos
1 nabo aos cubos
1 cebola partida a meio
azeite e sal

Numa panela com 2 litros de água, coloquei todos os ingredientes excepto o azeite. Deixei cozinhar cerca de 25-30 minutos. Passei com a varinha mágica e pus um fio generoso de azeite.

Servi com sementes linhaça moídas.

Arroz de grelos com carne magra de porco
(para 2)

½ cebola
uma colher de sopa de azeite
1 costoleta, retirado o osso e toda a gordura branca visível, cortada às tiras
1 mão cheia de grelos (só as folhas mais verdes e pequenas e os rebentos)
1 cenoura pequena cortada às rodelas finas
1 copo de arroz
2 copos de água
1 folha de louro
1 raminho de salsa
sal

Aqueci o azeite, refoguei as cebolas e fritei as tiras de carne. Quando estavam dourada, juntei os grelos e a cenoura e mexi até os grelos ficarem moles. Juntei o arroz e misturei com todos os ingredientes. Adicionei a água, sal, louro e salsa, baixei o lume, tapei o tacho e deixei cozinhar em lume baixo cerca de 20 minutos até a água ter desaparecido e os grãos de arroz estarem cozinhados.

Migas
um molho de grelos
1 lata de feijão frade
broa
azeite
alho
sal

Cozi os grelos numa panela com água durante 20 minutos. Escorri a água, espremi os grelos para retirar a água em excesso e cortei-os em pedacinhos. Aqueci o azeite num tacho e cozinhei alho picado sem deixar ficar dourado. Juntei os grelos e o feijão frade. No robot de cozinha, esmigalhei a broa, mas pouco porque gosto dos pedaços grandes nas migas. E usei também a côdea. Juntei ao tacho e mexi tudo para que ficassem todos os ingredientes quentes.

Usei pouco azeite porque o meu sistema não aguenta com muita gordura, o que fez com que ficassem umas migas sequinhas e nada enjoativas. Servi com lombinhos de tamboril.

Massa com grelos e cogumelos
Cozer massa tipo lacinhos ou fusili. Saltear os grelos e cogumelos em azeite. Juntar a massa e umas colheres de iogurte natural.

Só espero agora que, depois desta overdose, o meu homem não deixe de gostar dos meus grelos!! (desculpem a ordinarice mas não resisti ser brejeira e fazer um trocadilho com grelos).

1 comentário:

  1. Podes coze-los e congelar em doses para acompanhares futuras refeições... sem ter que comer grelos dias seguidos...
    Para os comeres depois é só colocar em água a ferver esperar que eles descongelem (um bocado de sal) e comer… e para quem aprecia, depois de bem escorridos podes salteá-los em azeite e alho… bem bom.

    Podes também fazer esparregado de grelos
    e acredita que depois de cozido, o que parecia muito fica reduzido a muito pouco…

    Sara

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...