terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Focaccia de Cebola Vermelha e Alecrim


Este Sábado pediram-me pizza para o almoço. Para poder experimentar com a massa de pizza que faço na máquina de fazer pão, fiz também uma focaccia, receita do site Good Food da BBC. Ficou maravilhosa, apesar de eu ter deixado queimar um bocadinho a cebola no forno. Depois da focaccia fiz a pizza do costume com a receita que já escrevi aqui


Para a massa:
300ml de água
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
500g de farinha de trigo tipo 55
1 colher de chá de fermento seco

Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e inicar o pograma MASSA. Depois de hora e meia a massa estará pronta. Retira-se da máquina, amassa-se um pouco e estende-se num tabuleiro de cerca de 25x35cm. Deixar levedar no tabuleiro mais meia hora, cobrindo com uma toalha. Eu deixo o tabuleiro em cima do fogão onde está quentinho.

Para a cobertura:
2 colheres de sopa de azeite
uma mão cheia de rosmaninho
2 cebolas vermelhas


Aquecer o forno a 200ºC.

Cozinhar as cebolas às rodelas numa colher de sopa de azeite cerca de 5 minutos, até amolecerem. Espalhar pela focaccia assim como o rosmaninho. Pincelar com o restante azeite.

Levar ao forno durante 20-25 minutos.

A seguir comemos uma grande fatia da minha pizza do costume com cebola, molho de tomate, azeitonas, courgete, pimento verde, basilico e queijo das ilhas.

1 comentário:

  1. Optimo aspecto.... isto não se faz a uma gravida....

    Sara

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...