Aceitei o desafio do blogue Cinco Quartos de Laranja, e fechei-me na cozinha com a minha tajine. Segui uma receita de um dos meus livros de culinária preferidos Tagine: Spicy stews from Morocco da Ghillie Basan.
A primeira vez que provei comida Marroquina foi em Londres, num restaurante em Queen Street e fiquei logo fã dos sabores doces das tajines. Nas primeiras férias com o meu sous chef, fomos a Marrocos e pudemos provar imensos pratos marroquinos, tanto nas bancadas de rua como em restaurantes que trazem sabores modernos às tradicionais tajines.
Muito comum em Marrocos é encontrar bancadas que vendem sumo de laranja. Quando li no blogue Cinco Quartos de Laranja sobre o desafio "Receitas com Laranja", lembrei-me logo desta receita. Principalmente porque agora o cesto do quintal da sogra vem cheio de laranjas deliciosas.
O resultado foi maravilhoso. A beterraba com a laranja e os pistachios crocantes provaram ser uma combinação perfeita. Não consigo esperar pela próxima oportunidade de voltar a pôr a minha tajine em cima do fogão.
Ingredientes:
(para 4-6 pessoas)
3 colheres de sopa de azeite
1-2 dentes de alho esmagados
1 cebola roxa, cortada às rodelas
40g de gengibre fresco ralado
3 colheres de chá de sementes de coentros esmagadas
2 paus de canela
3 beterrabas pequenas, descascadas e cortadas em quartos
500g de carne de vaca sem gordura, cortada em cubos
2 laranjas, descascadas e cortadas em segmentos, sem as partes brancas
1 colher de sopa de mel
sal e pimenta preta acabada de moer
um nó de manteiga
3 colheres de sopa de pistachios
salsa fresca picada grosseiramente
Colocar o azeite na tajine (ou tacho) e juntar o alho, cebola e gengibre. Cozinhar até ganharem cor. Adicionar os coentros e paus de canela, e depois a beterraba. Saltear 2-3 minutos. Juntar a carne e saltear 1 minuto. Cobrir com água quente (a carne e beterrabas devem ficar completamente cobertas de água). Deixar levantar fervura e depois tapar a tajine e baixar o lume. Cozinhar em lume baixo durante 1 hora e meia, até a carne ficar tenra.
Adicionar à tajine os gomos de laranja e o mel e temperar com sal e pimenta. Tapar a tajine e deixar cozinhar 10-15 minutos.
Derreter a manteiga numa frigideira e dourar os pistachios em lume médio. Polvilhar a tajine com os pistachios e salsa. Servir a tajine com couscous.
Olá Cláudia,
ResponderEliminaresta tajine está com aspecto delicioso.Gostei imenso da combinação.
Obrigada pela participação.
Um beijinho.
Deliciosa participação Claudia, uma receita bem original
ResponderEliminarbeijinhos e boa sorte!
Obrigada Mariana! :)
ResponderEliminar