E agora para algo completamente pecaminoso! Panquecas holandesas com maçã e sultanas. Pannekoek é uma panqueca que nem é o crepe francês nem a panqueca americana. É o que como desde que sou pequena e foi a primeira coisa que aprendi a cozinhar. A minha mãe fazia pannenkoek para o almoço de domingo. Não como sobremesa nem como pequeno-almoço como normalmente as pensamos. Comiam-se acompanhadas com um copo de leite. Eram cobertas de stroop, uma espécie de maple syrup, mas muito melhor, claro :-)
Quando vou à Holanda faço sempre a obrigatória paragem num restaurante de pannenkoeken. Fazem-nas simples ou com bacon, queijo, maçã, sultanas...Podem-se comer com stroop, com açúcar ou canela.
As casas na Holanda cheiram a manteiga e o meu almoço hoje deixou-me na memória o cheiro da cozinha da minha tia. Um almoço com muito peso na consciência, mas compensa o mal que faz pelo bem que sabe.
Não sei passar a receita da melhor forma porque as faço a olho. Mas aqui ai uma tentativa:
Ingredientes:
(para 2/3 pannenkoeken)
2 ovos
farinha de trigo sem fermento
leite
manteiga
1/2 maçã
sultanas
Numa taça coloco os ovos e misturo com farinha até ficar uma massa dura. Junto leite até ficar uma massa líquida mas não muito. Se ficar muito líquida os pannenkoeken ficam demasiado finos.
Descascar a maçã, cortar em quartos e depois em fatias.
Numa frigideira derreto um nó generoso de manteiga, e frito dos dois lados as fatias de maçã, junto as sultanas e deixo que absoram um pouco da manteiga. Junto uma colher de servir sopa de massa e espalho bem por cima da maçã e sultanas. Frito de um lado e depois viro-a para fritar do outro.
Comi com stroop, mas com canela e açúcar também não tería ficado mal.
As pannenkoeken comem-se enroladas, espetando o último dedo do garfo na panqueca, e girando-o até ficar um rolo que depois se vai partindo às rodelas.
As pannenkoeken comem-se enroladas, espetando o último dedo do garfo na panqueca, e girando-o até ficar um rolo que depois se vai partindo às rodelas.
EU ADORO.......... e agora ja estou com água na boca.
ResponderEliminarSara