terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Iogurte de Limão e Canela


Tenho guardado nos favoritos alguns blogues com receitas de iogurtes. A maior parte são receitas muito apetitosas, com frutas e chocolate e leite condensado e muito açúcar. Mas eu não cozinho assim e prefiro fazer iogurtes para o dia-a-dia. Sempre que tiro um iogurte do frigorífico para o pequeno-almoço, não quero sentir que estou a comer uma sobremesa. Por isso faço iogurtes com leite magro e com sabores ligeiros, de preferência sem açúcar ou com muito pouco. Não serão os mais apelativos para quem gosta de se deliciar com receitas voluptuosas mas gosto de acreditar que não me fazem mal à saúde.

Também não tenho muito jeito para seguir receitas à risca nem tenho muita ciência em relação a temperaturas ou tempos de preparação e faço tudo a olho. Retiro ideias de receitas de livros ou blogues e depois adapto. Explico da melhor forma como consegui chegar ao resultado final. E os meus resultados finais agradam-me sempre bastante, de outra forma não os publicava.

E é possível comer com muito prazer sem adicionar muitos extras ao que comemos. Basta umas ervas, especiarias...e não é preciso muito mais. 

Para estes iogurtes só foi preciso a casca de um limão e um pau de canela. Usei também uma colher de açúcar amarelo areado para ficarem mais consistentes. 

Fiz assim:

Ingredientes:
(para iogurteira com 6 copos de 175ml)

1 litro de leite magro
1 iogurte natural (usei activia da danone)
casca de 1 limão
1 pau de canela
1 colher de sopa rasa de açúcar amarelo areado

Levei o leite ao lume (baixo) com o pau de canela e a casca do limão (só a parte amarela porque a parte branca é amarga). O limão deve estar bem lavado e de preferência deve ser orgânico porque os outros estão cheios de pesticidas na casca.

Antes de começar a ferver, apaguei o lume. Deixei arrefecer. Retirei a casca do limão e o pau de canela e juntei o iogurte e o açúcar. Misturei com um batedor de varas. 

Coloquei o leite nos copinhos que ficaram 14 horas na iogurteira.

Estão muito bons! Acordo logo de manhã a pensar no iogurte que vou comer ao pequeno-almoço!






1 comentário:

  1. Parece que anda por aí uma febre de iogurtes caseiros :-) também já fiz os meus.

    Beijinhos e parabéns pelo teu cantinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...