Adoro salmão e é um peixe muito bom para ser criativa na cozinha. Pode ser cozinhado de muitas formas, vai bem com muitos legumes, e calha sempre bem.
Aproveitei uma visita à Loja Sueca da IKEA (como cliente eheh!) para trazer o meu produto preferido: 4 lombos de salmão Lax Filé. Ainda fico com dois no congelador para um próximo jantar. E até já sei o que vou fazer, mas não conto.
Fiz assim:
Ingredientes:
(para 2 pessoas)
2 lombos de salmão cortado em rodelas finas
1 alho francês (apenas a parte branca)
ervilhas de quebrar (cerca de 8 por papelote e se ainda sei fazer contas dá 16)
vinho branco (80ml)
1 colher de sopa de azeite (opcional)
sal
pimenta preta acaba de moer
tomilho (usei seco mas fresco é melhor)
Ligar o forno a 180ºC.
Cortar dois quadrados de papel vegetal. Dividir o alho francês em rodelas e as ervilhas de quebrar pelos dois quadrados, colocar o salmão por cima, temperar com sal e pimenta, um fio de azeite, vinho branco e dois raminhos de tomilho. Embrulhar o salmão e legumes e levar ao forno 20 minutos.
Servi com arroz de legumes.
Cozinhar em papelote
Cozinhar em papelote é uma forma saudável de servir frango, peixe ou legumes. Embrulham-se em papel vegetal ou folha de alumínio bem fechado, mas sem apertar e o vapor criado vai cozer os alimentos. Desta forma não se perdem sabores e não é necessário muitos temperos nem gordura (o azeite nesta receita é completamente opcional). Usem muitas ervas (salsa, coentros, tomilho...), e vinho branco ou sumo de limão para que o líquido ajude a criar vapor. Também encontram receitas com molho de soja para temperar salmão porque são dois sabores que combinam muito bem. Os legumes contribuem para realçar o sabor do peixe e podem usar os que gostarem mais: pimentos, cogumelos, cenoura, feijão verde...
Olá Cláudia,
ResponderEliminarObrigada pela visita à minha Cozinha de Afectos.
Espreitei o teu cantinho e gostei. Vou voltar mais vezes.
Bjs.