domingo, 15 de janeiro de 2012

Acelgas


Foi na semana passada que comprei três sacos de legumes, incluindo beterrabas e a sua rama, as acelgas. Folhas verdes raiadas de vermelho que quase ninguém conhece mas que estão cheias de coisas boas. As acelgas têm mais nutrientes do que as beterrabas. São ricas em cálcio, ferro, vitaminas A e C e magnésio. As beterrabas são uma boa fonte de ácido fólico, fibra manganês e potássio. As acelgas são uma boa fonte de fósforo, ferro e vitamina B6.

Fiquei com a impressão que nem a senhora da feira sabia para que servem e devia estar a guardá-las para dar aos coelhos. E assim, por 0,50€ trouxe um molho enorme de acelgas, e três beterrabas enormes por 1€. 

Estava determinada a comer tudo, desde a raiz até à ponta das folhas. As beterrabas são fáceis: comem-se cozidas ou cruas em saladas. As folhas, cozidas e salteadas em azeite, como os grelos. E o que fazer com os talos? Eram muitos e compridos e não me parecia bem deitá-los fora. Normalmente com as couves ou com os bróculos, uso os talos na sopa, mas não queria comer sopa vermelha, que a única que fica bem com essa cor é o borscht.

Fiz então sumo de acelga! e Ficou ainda melhor do que o sumo de beterraba, menos espesso. 

Fiz assim:

Sumo de Acelga, pepino e maçã

1 maçã
1/2 limão sem casca
1 pedaço de raiz de gengibre 
1/2 pepino
talos de acelgas

Lavar tudo muito bem, e fazer sumo na centrifugadora. Se a fruta e legumes vierem fresquinhas do frigorífico é melhor. Senão juntem um cubo de gelo. 

100g de acelgas contém 27 calorias e 3 gramas de fibra. A mesma quantidade de beterraba cozida contém 44 calorias, 10g de hidratos de carbono (8g de açucar). 

As beterrabas estimulam a desintoxicação do fígado. A fibra da beterraba ajuda o sistema digestivo e a baixar o colesterol.

As acelgas e as beterrabas ajudam a seguir a minha máxima no que diz respeito a alimentação: Comer um arco-íris! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...