quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Arroz de Vitela, Grelos e Feijão Vermelho



Ir ao talho é uma aventura. Não estou habituada a cozinhar carne e não a sei comprar. Não tive tempo de ir ao talho do mercado de Espinho onde tudo tem bom aspecto e fui ao supermercado. Tirei a senha e quando chegou a minha vez, não soube pedir o que queria, porque não sabia o que queria. Pedi carne de vitela para estufar. Perguntaram "de 1ª, 2ª ou 3ª?". Eu respondi "sei lá", que não era costume comprar carne mas já que o faço queria um coisa boa. Disse também que era mais amiga da peixaria, apontado para o lado com a cabeça. Mete-me impressão comprar carne vermelha, mas das poucas vezes que a cozinho, sabe-me bem. Comprei 230g de carne e só usei 150g. Não me pareceu que fosse preciso mais. O restante vai para o congelador e provavelmente vou picá-la para a misturar com um monte de legumes que me vão servir para um molho para massa.

Ficou bom o meu arroz, com os grelos amargos, que agora se compra em todo o lado. Eu enchi o frigorífico de grelos, nabiças, agrião e acelgas na minha ida à feira de Espinho na segunda feira. Uma maravilha.

Ingredientes:
(para duas pessoas)

Azeite
1/4 cebola picada
150g de carne de vitela cortada em cubos pequenos
200g de tomate em pedaços de lata
salsa
50ml de vinho branco
1/2 dente de alho picado
pimenta preta
sal
grelos
100g de feijão vermelho cozido

Refogar a cebola no azeite e fritar a carne até ficar dourada. Juntar o tomate, sal, pimenta, salsa, alho e vinho. Mexer e deixar cozinhar durante 15-20 minutos. Juntar água se necessário. 

De seguida, adicionar o arroz e mexer. Juntar 2 copos de água, deixar ferver, baixar o lume e deixar cozinhar 10 minutos. 

Juntar os grelos e feijão e se necessário mais meio copo de água. Misturar tudo e deixar cozinhar mais 10-15 minutos.





2 comentários:

  1. A feira de Espinho é maravilhosa. E se não conseguir ir à feira, o mercado está aberto todos os dias e muitos dos vendedores são os mesmos. E se for à sexta ou ao sábado de manhã também lá estarão os lavradores que vendem na feira à segunda :)

    **
    mariana

    ResponderEliminar
  2. Mariana:

    A feira de Espinho é de facto maravilhosa e eu tento sempre comprar às senhoras que parece terem trazido os legumes dos quintais delas. Mais vale que o dinheiro vá directamente para o produtor :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...