quarta-feira, 2 de março de 2011

Centrifugadora vs Liquidificador

Como tenho colocado aqui no blog muitas receitas de sumos de fruta e legumes, achei por bem explicar a diferença entre uma centrifugadora e uma liquidificadora.

Uma liquidificadora não pode ser usada para as mesmas funções que uma centrifugadora.

As liquidificadoras são usadas normalmente  para fazer batidos com leite e fruta e não servem para fazer sumos. Têm lâminas que desfazem a fruta e legumes e tudo o que entrou para a liquidificadora, sai para o copo que vamos beber, incluindo a fibra, pele, sementes etc. Uma centrifugadora ou máquina de fazer sumo, separa o sumo das fibras. Esta separação implica que o nosso corpo não tem que dispender de muita energia a digerir o sumo, já que parte das fibras foram eliminadas. Significa também que o corpo consegue absorver os nutrientes presentes no sumo, porque foram libertados da fibra. Quando os sumos são feitos na liquidificadora, alguns nutrientes perdem-se por ficarem "presos" nas fibras e impendem a sua absorção pelo nosso corpo.

Quanto à textura e sabor dos sumos, quando são feitos numa centrifugadora, ficam muito mais agradáveis e menos grossos, sem pedaços.

A liquidificadora pode ser usada em conjunto com a centrifugadora para criar bebidas tipo smoothie, em que uma parte é sumo feito na centrifugadora e outra parte é uma fruta ou legume que não se pode usar para fazer sumo, como bananas ou abacate. As bananas e o abacate têm um conteúdo muito baixo de água e por isso não se pode fazer sumo.

A fibra que é "perdida" a fazer sumo também nos faz muita falta e é por isso que digo sempre que beber sumo de fruta não substitui comer fruta. Usar uma liquidifcadora para completar o sumo que se fez na centrifugadora, é uma forma de adicionar fibra ao sumo. É por isso que muitas vezes faço sumo de maça ou ananás, que têm muita água e são por isso muito líquidos, coloco o sumo na liquidificadora, e junto uma banana ou abacate.


Centrifugador

Liquidificador

 Texto do site: http://www.happyjuicer.com/blenders-juicers.aspx

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...