Eu adoro beterraba e já há muito tempo que me apetecia fazer borscht em casa mas as receitas mais tradicionais levam carne. Até que encontrei esta versão que é mais simples e muito fácil de fazer.
A primeira vez que provei borscht foi numa recepção organizada pelo consulado russo no Scottish Museum, para a inauguração de uma exposição sobre os Romanov. Foi servido frio, em copinhos pequenos, como canapé. Ainda tenho o livro sobre a exposição algures numa prateleira qualquer, com fotografias muito bonitas.
Esta receita é do Gordon Ramsey, alterada de acordo com o que tinha no frigorifico, mas basicamente a mesma receita. Servi a sopa quente mas também pode ser servida fria.
Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola, picada finamente
2 talos de aipo, cortado às tiras finas
1 cenoura grande, às rodelas
1 ramo de tomilho
sal e pimenta
500g de beterraba cozida, cortada aos cubos (a receita pedia crua mas era o que havia)
1/4 de couve roxa (approx. 250g) cortada às tiras finas
800 ml de água
1 colher de sopa de vinagre
Créme fraiche ou iogurte natural para servir
Aquecer o azeite numa panela grande e juntar a cebola, aipo, cenoura, folhas de tomilho, sal e pimenta. Cozinhar em lume médio durante 8-10 minutos, mexendo sempre.
Juntar a beterraba cortada aos cubos e a couve, com um pouco de água. Mexer um pouco, tapar, e cozinhar 10-12 minutos até os legumes estarem moles. Levantar a tampa de vez em quando e mexer tudo de forma a não pe
gar no fundo.
Retirar a tampa, juntar a água e vinagre e deixar ferver. Baixar o lume e deixar cozinhar 5-10 minutos.
Passar a sopa com a varinha mágica. Se necessário juntar um pouco mais de água a ferver.
Sem comentários:
Enviar um comentário