quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lentilhas e Espinafres com Arroz Integral



Decidi que vou tentar publicar uma receita vegetariana (prato principal) por semana, para entrar no movimento Meat Free Monday. Pode ser que sirvam de inspiração para quem procura mudar a forma como se alimenta. Comecei com uma receita de lentilhas muito fácil, para provar que qualquer um pode fazer uma refeição saudável e barata em 45 minutos. 


O arroz integral leva um pouco mais a ficar pronto que o arroz normal mas pode-se cozinhar exactamente da mesma forma, só que com um pouco mais de água (três medidas de água para uma de arroz).


As lentilhas são uma boa fonte de proteína, ácido fólico e fibra que faz baixar o colesterol. As lentilhas secas precisam apenas de ser passadas por água antes de cozinhar e demoram cerca de meia hora a ficarem prontas. 


Os espinafres estão na minha lista de alimentos milagrosos. Com poucas calorias (41 por 100g) estão cheios de nutrientes: vitamina K, carotenos, vitamina C, ácido fólico, manganês, magnésio, ferro e vitamina B2, B6, E e B1. Os espinafres têm o dobro do ferro de outros legumes de folha verde.


Ingredientes
azeite
1/2 cebola cortada às rodelas
1 dente de alho picado
1/4 colher de chá de cominhos em pó, 

1/2 colher de chá garam massala, 
1/4 colher de chá de caril em pó
1/2 colher de chá de açafrão das indias em pó
150g de lentilhas secas
1 tomate pequeno maduro aos cubos
1 cenoura cortada aos cubos
espinafres
coentros ou salsa picada
 
Fiz um refogado com a cebola e o alho, depois juntei as especiarias até comecarem a cheirar bem. Juntei as lentilhas, cenoura e o tomate. Adicionei um copo de água a ferver, tapei o tacho e cozinhei 20 minutos. Fui adicionando água a ferver para não deixar secar. Juntei os espinafres, mexi tudo bem e cozinhei mais 10 minutos.
 
Servi com arroz integral, polvilhado com salsa picada.



Esta receita foi-me enviada pela minha irmã, por e-mail, junto com outras receitas cheias de legumes, especiarias e coisas que nos fazem bem e sabem ainda melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...