A Sogra mandou-me um pedaço enorme de uma abóbora e eu levei as mãos à cabeça "O que é que eu vou fazer com isto tudo". Mas demorou pouco até lhe pedir outro pedaço igual. Abóbora dá para fazer tanta coisa. Guisados, assados, sopinhas e a minha compota preferida - abóbora.
Ando a treinar nas compotas e saem-me bem apesar de ter sempre o dilema da quantidade açúcar. Não gosto quando são muito doces mas quando lhes tiro o açúcar ficam mais líquidas (e não quero usar pectina, acho que é batota). Para uma próxima tiro mais 100g e vejo o que acontece. De qualquer forma estas duas receitas já são aceitáveis quando ao grau de doçura. E já vou mandar um frasco à minha mana, ou seja já é digna de ser oferecida.
Compota de Abóbora e Cenoura
1 Kg de abóbora
600g de açucar
2 cenouras cortadas em juliana
2 paus de canela
2 cravinhos
1pedaço de casca de limão
nozes e amêndoa em palitos (a gosto)
Levar todos os ingredientes num tacho ao lume e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até atingir o ponto estrada. Retirar a canela, casca de limão e cravinho. Eu passo um pouco com a varinha mágica mas mantendo pedaços de abóbora e cenoura inteiros, mas não é obrigatório. Junto nozes e amêndoas.
Guardo em frascos esterilizados.
Cortei a cenoura em juliana com o descascador de cenouras e assim consegui tiras muito fininhas.
Compota de Abóbora e Amêndoas
1 Kg de abóbora
600g de açúcar
1 pau de canela
sumo de 1 limão
amêndoas em palitos
canela em pó
Coloquei a abóbora, açúcar, sumo de limão e pau de canela num tacho e levei ao lume cerca de uma hora, até atingir o ponto estrada. Juntei as amêndoas e canela em pó e guardei em frascos esterilizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário