sexta-feira, 9 de março de 2012

Tofu assado com Alecrim


Inscrevi-me num curso de culinária vegetariana no restaurante DaTerra em Matosinhos e apenas com uma aula já aprendi alguma coisa. Decidi dar uma segunda oportunidade ao tofu. Quando o fazia em casa ficava sempre razoável e nunca muito bom como quando vou jantar ao DaTerra. Descobri que faz muita diferença usar tofu fresco em vez de longa duração, que era o que eu comprava. Desta vez fui ao Celeiro comprar um tofu muito bom. 250g de tofu custou-me 1,25€ o que prova que sai bem mais barato do que comer carne. No curso aprendi também a marinar o tofu. Não segui a receita que aprendi no curso (que também faço intenção de publicar no blogue um dia) mas aceitei as dicas e saiu-me então este tofu mediterrâneo. 

Ingredientes:
(para duas pessoas)
250g de tofu
1 colher de chá de azeite
1 colher de chá de sumo de limão
1/2 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de mel
1 dente de alho
2 ramos de alecrim, folhas picadas (usei seco)
sal e pimenta

2 tomates maduros
1/2 pimento (usei metade vermelho e metade cor de laranja)
200g de abóbora em fatias

Aquecer o forno a 200ºC.

Numa taça, misturar o azeite, pimentão doce, sumo de limão, mel e alecrim. Esmagar o dente de alho com uma faca e juntar à marinada. Temperar com sal e pimenta. Cortar o tofu em cubos e envolver na marinada. Deixar marinar pelo menos 15 minutos. 

Pincelar uma travessa de ir ao forno com azeite e colocar a abóbora, tomate cortado em quartos e pimento cortado aos quadrados. Colocar o tofu por cima e regar com a marinada. 

Levar ao forno durante 15 minutos. Com uma colher ou espátula, mexer os legumes e tofu para que fique assado e dourado de todos os lados. Assar mais 15 minutos.

Servi com um arroz branco bem à portuguesa.

Antes de ir ao forno

1 comentário:

  1. Olá Cláudia! Vim conhecer o teu blog, através do google à procura dum pão com flocos de centeio e que encontrei aqui.
    Também ando a pensar fazer uns workshops de cozinha vegetariana. Deve ser bem interessante. Esta proposta com tofu é super saudável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...