As minhas aulas de culinária já estão a mostrar os seus resultados. Entre muitas outras coisas, aprendi que cozinhava demais a quinoa e o couscous. Seguia as instruções da embalagem que pelo que parece, indicam uma quantidade excessiva de água. Experimentei fazer a quinoa com menos água e ficou melhor, mais solta e menos empapada.
A receita da aula era Quinoa com uvas mas eu fiz com abacate. Com uvas fica mais fresquinho mas eu não sou imune à toxoplasmose e decidi que não ia comer fruta com casca durante os próximos meses, nem em casa. Se quiserem façam da mesma forma mas em vez do abacate, usem 200g uvas pretas cortadas a meio.
Ingredientes
(para 4 pessoas)
2 chávenas de quinoa
2 chávenas e 1/4 de água
1 cebola roxa
1 abacate
3 colheres de chá de vinagre de cidra
3 colheres de chá de mel (ou geleia de milho)
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas tostadas (eu usei mais porque adoro amêndoas!)
sal, pimenta, azeite
Levar a água ao lume até ferver. Junta a quinoa e um pouco de azeite. Quando levantar fervura, baixar o lume e cozinhar em lume brando 15/20 minutos.
Descascar e picar a cebola. Tirar a casca ao abacate e cortar em cubos.
Tostar as amêndoas numa frigideira.
Misturar o vinagre de cidra com o mel, sal e pimenta. Juntar à quinoa morna ou fria e envolver bem. Juntar a cebola e abacate.
No momento de servir, decorar com as amêndoas laminadas.
Servi esta quinoa com puffs de legumes que também aprendi a fazer no curso. Ia pôr a receita no blogue mas a foto ficou tão feia que talvez espere para repetir a receita para tirar fotos novas.
Receita do curso de Cozinha Vegetariana Saudável do restaurante DaTerra, em Matosinhos.
Obrigado pela dica da água de cozedura! Vou ver se a aplico, também prefiro a quinoa menos empapada.
ResponderEliminar