quarta-feira, 14 de março de 2012

Manteiga de Amendoim


 Aprendi esta receita com a minha mãe, que se assustou a ler o rótulo da manteiga de amendoim que se compra no supermercado. Apesar de saber muito bem, está cheia de gorduras de má qualidade. A primeira vez que a minha mãe me deu a provar a manteiga de amendoim dela, metade do frasco desapareceu num instante. Era deliciosa. Ofereceu-me um frasco para trazer para casa mas eu recusei. Aquele frasco no meu frigorífico seria uma tentação demasiado grande. E agora adoro ir lanchar a casa da minha mãe porque sei que posso comer uma torrada com manteiga de amendoim e compota de ameixa caseira. 

Fiz um frasco para ter em casa e para poder partilhar a receita no meu blogue. Mas não vou repetir muitas vezes porque apesar de ser uma boa opção para algo para barrar nas torradas, eu não consigo parar de a comer. Se tiverem um pouco mais de auto controlo, aconselho a experimentarem em casa.

Ingredientes:
(para um frasco pequeno)

250g de amendoins*
1,5 colher de sopa de óleo de sésamo biológico

*Os amendoins devem ser crus, o que é muito difícil de encontrar. Só os consigo encontrar no Continente. Também podem optar por amendoins torrados mas que não tenham mais nenhum ingrediente (sal, óleo etc).

Aquecer o forno a 200ºC e colocar a grelha na parte superior. Colocar os amendoins numa travessa de ir ao forno e tostar até ficarem dourados. Se ficarem demasiado torrados a manteiga de amendoim fica desagradável com sabor a queimado e se torrarem de menos fica a saber a amendoim cru. Vão mexendo os amendoins para que tostem dos dois lados.

Se usarem amendoins já torrados, levem-nos ao forno apenas 5 ou 10 minutos para acabar de tostar e porque quentes são mais fáceis de moer.

Levar os amendoins à mini picadora, um terço de cada vez. Se moerem quantidades pequenas fica mais bem moído.

Vai acontecer que os amendoins começam a libertar o seu próprio óleo e na picadora começa a formar-se uma pasta. Quanto mais moerem e quanto melhor for a picador, mais fina fica a pasta e mais óleo largam os amendoins, o que depois implica adicionar menos óleo de sésamo.

Coloquem os amendoins picados numa taça. Juntem o óleo de sésamo aos poucos e com a varinha mágica formem uma pasta cremosa. A quantidade de óleo que vão precisar vai depender do óleo que os amendoins libertaram. Eu usei uma colher e meia de sopa de óleo mas fui adicionando aos poucos. Podem precisar de mais ou menos, dependendo também da consistência que querem que a manteiga tenha. Deve ser fácil de barrar, semelhante à que se compra. Guardar num frasco, no frigorífico.

A opção de usar óleo de sésamo teve a ver com uma escolha saudável e que não se impusesse ao sabor do amendoim. O óleo de sésamo tem um "nutty flavour" que combina bem com os amendoins. O azeite por exemplo, tem um sabor muito forte que se consegue sobrepor aos amendoins.

Experimentem em tostas ou torradas com rodelas de banana. E se a ideia é mesmo comer uma gulodice, comam com compota de frutos vermelhos! Mas não abusem porque as calorias são muitas.

5 comentários:

  1. Fiquei rendida!!!
    Deixei de comprar precisamente por estar cheia de gorduras

    ResponderEliminar
  2. E para a próxima vou experimentar manteiga de amêndoa porque já li que era muito boa também...Faz-se exactamente da mesma forma.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito dessa receita .;.. fácil e ótima



    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Cláudia, fiquei rendida a esta manteiga. Gosto tanto de manteiga de amendoim e é tão raro comer (pela culpa...).

    ResponderEliminar
  5. Ginja, convém continuara comer manteiga de amendoim com moderação porque é uma bomba calórica. Mas se é feita em casa pelo menos´sabemos o que estamos a comer.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...