segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Brownies de Ricotta e Chá Verde


Quando estive em Londres em Novembro, fui a um salão de chá de um chef Japonês especializado em cozinha francesa e japonesa moderna - Lanka. A pastelaria era fantástica e foi dificil escolher a fatia de bolo para o lanche. Escolhi uma tarte de chocolate e chá verde que acompanhei com um chá de rosas (gosto de chás floridos!!). A tarte era tão delicada e diferente que fui a um supermercado japonês comprar Matcha e tentar cozinhar algo em casa com este novo ingrediente. Matcha é um pó de chá verde utilizado na cerimónia de chá japonesa e para temperar e colorir comida. No Porto não sei onde se pode comprar, eu trouxe uma caixinha comigo de Londres e espero que alguém me possa dizer onde comprar por cá.


Não tinha ilusões de fazer as tartes e bolos do salão de chá Lanka porque não percebo nada de pastelaria, muito menos de pastelaria francesa. Mas descobri uma receita muito apetitosa no site Chef Haruki by Joaninha que não resisti usar para o bolo para a passagem de ano.


A única alteração à receita foi adicionar 1 colher de chá de fermento em pó à massa de chocolate e não me arrependi nada. Ficou mais fofinho (talvez menos brownie e mais bolo). A receita original está aqui.

A massa de chocolate é mesmo para chocolate lovers e o queijo ricotta com o chá verde tem uma textura muito cremosa e um sabor muito subtil. Adorei o sabor e o marmoreado castanho escuro e verde. Uma receita perfeita para o paladar e para os olhos!





2 comentários:

  1. Boa noite,

    Ao acaso vim ter ao seu blogue e fiquei fascinada com as receitas que aqui colocou.

    Estou a ser formada como chefe de cozinha neste momento e achei que para uma portuguesa tem uma mente incrivelmente aberta e um gosto muito requintado.

    Tal como eu não abusa nos açucares e leites condensados (a leveza na comida, de resto, a meu ver também só auxilia na qualidade do prato).

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário tão simpático. Sou portuguesa com mãe holandesa e trabalhei na Escócia em catering alguns anos. Talvez por isso tenha ficado "com a mente mais aberta". Também acho que a leveza da comida só traz qualidade. Opto por isso por substituir natas por iogurte, usar ingredientes integrais e ervas e especiarias que fazem com que gorduras e temperos pesados não sejam necessários.

    Obrigada mais uma vez :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...