sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Noodles

 Mercado de rua em Hoi An
Um prato de legumes e arroz em Ho Chi Min

Um livro de receitas de wok que me ofereceram no Natal e uma visita ao supermercado chinês na Praça da República resultaram nestas duas receitas: noodles com frango e noodles com tofu.

O supermercado chinês é claramente direccionado para asiaticos que moram cá e pouco para portugueses aventureiros. Digo isto porque um número considerável de produtos não têm tradução e não há nenhuma preocupação em explicar como se pode usar ou cozinhar o que vendem. A minha visita lembrou-me um supermercado que encontrei uma vez em Nha Trang no Vietnam, quando passeava pelas ruas, teimosamente a recusar as ofertas dos riquexós que insistiam em levar-me onde eu queria. Mas o que eu queria mesmo era andar pelas ruas e poder encontrar lojas interessantes. Como o supermercado em que entrei para inspeccionar todas as prateleiras. À porta havia um segurança, porque um supermercado é um luxo e apenas para uma minoria dos vietnamitas.
Lá dentro vendiam dezenas de produtos em embalagens semelhantes ao supermercado da Praça da República. Muito toscas, coloridas e impossíveis de decifrar. O marketing chegou lá de forma diferente e as embalagens são muito diferentes das nossas. Apercebi-me o preconceito que tinha em relação àqueles produtos com “mau aspecto” devia-se em grande parte ao facto da embalagem ser pouco apelativa, dando a impressão de falta de higiene ou de cuidado quando o produtor apenas tem menos preocupação com o design do que vende e talvez mais com o conteúdo. Concluí que estamos muito formatados para o que é bonito. Compramos com os olhos mesmo, independentemente do conteúdo. Aplica-se a tudo esta verdade, mesmo às embalagens da comida dos supermercados.

No Vietnam comprei bolachas de sésamo, chá e café, que se bebe muito. Uma baguete e um café foi o meu pequeno-almoço durante todas as férias (na altura ainda podia beber café, agora só sonho com isso quando lhe sinto o cheirinho).
No Porto comprei uma embalagem de noodles parecidas com as que os tailandeses usam para o Pad Thai (que é o meu prato tailandês preferido) e uns talharins mais espalmados. Não resisti a comprar também 200g de cogumelos shiitake secos (muito baratos, porque paguei apenas 3 euros quando em qualquer outro supermercado este valor apenas nos dá direito a 25 gramas) e uma lata de castanhas de água. E fui para casa cozinhar:


Noodles com frango
(para 2)
Ingredientes
óleo ou azeite
1 peito de frango grande
2 cm de gengibre cortado fininho
1 malagueta vermelha cortada em tirinhas finas
1 dente de alho picado
1 mão cheia de coentros
½ couve chinesa (ou couve branca) cortada em tiras
4 cogumelos shiitake secos, demolhados em água durante meia hora
200g de castanhas de água
100g de noodles
1 colher de chá de farinha de milho
3 colheres de molho de soja
1 lima

Cozinhem com um wok e se não tiverem um, façam como eu que uso uma taço grande de ferro fundido. Aqueçam o tacho ou wok e quando estiver quente adicionem o óleo. Juntem o frango e cozinhem até ficar dourado. Juntem o gengibre, a malagueta e o alho. Mexam durante 30 segundos. Juntem agora a couve às tiras, as castanhas de água, os cogumelos, um pouco de água e a farinha.
Numa panela com água cozam os noodles de acordo com as instruções da embalagem (só uns minutos).
Retirem do lume o tacho com os legumes e adicionem o molho de soja, o sumo de metade da lima e os coentros.
Quando os noodles estiverem prontos, escorram e juntem aos restantes ingredientes.
Sirvam com um gomo de lima.

Noodles com tofu
(para 2 pessoas)
Ingredientes
óleo ou azeite
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
½ malagueta vermelha
2cm de gengibre cortado em palitos
1 dente de alho picado
200g de tofu
½ couve chinesa cortada às tiras
1 lata pequena de milho doce
100g de noodles
sementes de sésamo

Numa taça, colocar o tofu cortado em cubos e deixar a marinar 15 minutos no mel, soja e malagueta.
Num wok ou tacho, aquecer o azeite e juntar o gengibre e alho, mexendo 30 segundos. Juntar a couve chinesa, o milho e mexer 1 a 2 minutos. Juntar o tofu e a marinada e misturar tudo.
Ferver água numa panela e cozer os noodles de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiverem prontas, juntar ao tacho com os legumes. Misturar tudo e adicionar mais molho de soja se necessário. Servir polvilhado com sementes de sésamo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...