Aconteceu algo raro na minha cozinha. Cozinhou-se carne de vaca.
Gosto muito de massa e associo sempre a queijo que gosto ainda mais. Mas esta receita não leva queijo e faz-me assim pensar em massa de uma forma diferente.
Estou à procura de receitas para quando tenho convidados que sei que não vão gostar de comida vegetariana ou de frango (que é o que sei cozinhar). Pedi ao meu sous-chef para comprar carne de vaca na terra dele porque a qualidade é incomparável a qualquer carne que se compre nos talhos que conheço.
E com 200g de carne de vitela super tenra fiz esta receita, que é muito rápida, muito boa e ficou aprovada para quando tiver cá amigos a jantar. Facilmente se aumentam as quantidades para o número de gente que se sentar à mesa.
Chama-se pizzaiola porque tem os ingreditenes tomate e oregãos que normalmente se usam nas pizzas. Pizzaiola quer dizer "ao estilo da pizza".
Fiz assim:
Ingredientes:
(para duas pessoas)
1 colher de sopa de azeite
200g de massa (esparguete será o ideal)
200g de carne de vaca ou vitela cortada em tiras de 5 cm de comprimento e 1 cm de largura
200g de tomate pelado de lata aos cubos
1 dente de alho esmagado
1/2 colher de chá de oregãos secos
3 colheres de sopa de azeitonas às rodelas
1 colher de alcaparras
salsa picada
Cozer massa em água a ferver com sal.
Aquecer o azeite num tacho e fritar as tiras de carne até ficarem douradas (cerca de 3 minutos). Com uma escumadeira, retirar a carne e reservar. Juntar ao tacho o tomate, o alho, os oregãos, as azeitonas e as alcaparras e deixar ferver. Cozinhar o molho cerca de 10 minutos.
Juntar a carne ao molho.
Quando a massa estiver cozida, juntar ao molho. Polivilhar com a salsa e servir. Com um copo de vinho tinto e tostas ou um pãozinho fresquinho e estaladiço.
Foi o meu crime de Domingo à noite.
A sobremesa foi uma taça cheia de morangos e cerejas que vieram no cesto da aldeia desta semana.
Ainda tenho um monte de favas para gastar desse cesto e vou tentar arranjar inspiração para as gastar amanhã.
Não fazia ideia que tinha este nome, mas tirando as azeitonas, esta é uma massa que conheço da minha infância e adoro :)
ResponderEliminar