quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chamuças de Batata e Ervilhas


Já tinha saudades de brincar com as minhas especiarias. Fui ao meu livro de receitas indianas da Anjum Anand e escolhi uma receita de chamuças vegetarianas, do capítulo de snacks e light meals. Foi o meu jantar hoje, acompanhado de uma salada de alface com coentros.

Ainda tenho pouco jeito para trabalhar com massa filo por isso as chamuças não ficaram todas perfeitinhas. Ainda por cima saí tarde do trabalho e não tive muito tempo para me preocupar com a apresentação.

Ficaram muito boas. Comi 5!! Shame on me!!!

Fiz assim:

Ingredientes:
(faz 10 chamuças)
2 colher de sopa de azeite
1/4 de colher de chá de sementes de mostarda
30g de cebola picada
3g de gengibre ralado
40g de ervilhas congeladas
1 colher de chá de coentros em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1/4 de colher de chá de garam masala
sal
300g de batatas, cozidas e esmagadas com pedaços grandes
2 colheres de sopa de folhas de coentros picadas
1 embalagem de massa filo
3 colheres de sopa de manteiga derretida
sementes de sésamo

Aquecer o azeite numa tacho e fritar as sementes de mostarda durante 10 segundos. Juntar a cebola e gengibre e fritar 1-2 minutos. Adicionar as ervilhas, as especiarias e uma pitada de sal. Deitar um pouco de água e deixar cozinhar 2-3 minutos.

Juntar a batata cozida e os coentros, misturar tudo e cozinhas mais 2 minutos.

Aquecer o forno a 200ºC.

Desenrolar a massa. Cortar em 3 tiras ao comprimento. Colocar uma tira numa superficie plana, pincelar com manteiga e dobrar a ponta até a tira ficar com cerca de 10cm de comprimento. Colocar uma colher de sopa de recheio de batata e ervilhas em cima da massa e começar a enrolar, formando trinagulos. Repetir até acabar o recheio. Pincelar com manteiga e polvilhar com sementes de sésamo.

Levar ao forno cerca de 20-25 minutos.

Deixar arrefecer um pouco e servir como entrada ou como refeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...