quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rolinhos de Frango e Legumes


Um dia destes, deitada no sofá, com um olho aberto e o outro fechado, vi um programa do Master Chef Austrália, com uma receita para crianças que me apeteceu copiar cá em casa. Eram uns sausage rolls, com carne picada de vaca e porco misturada com puré de cenoura, uma forma de esconder os legumes numa refeição. Algo que eu acho muito errado porque deviamos habituar as criancinhas a comer os legumes tal como são, senão nunca mais se habituam a comê-los. Mas como não alimento crianças, não sou a melhor pessoa para falar sobre este assunto.

Achei boa ideia misturar puré de cenoura na carne, não para esconder o que quer que fosse, mas para tornar a carne mais interessante. Fui inventando e saiu-me isto. Um rolo de carne de frango picada, misturada com legumes e enrolada em massa folhada. Fiz a grande asneira de comprar massa folhada light. Logo eu que detesto o conceito light. Não era muito boa. Mais vale assumir que vamos comer porcaria e fazer a receita com uma massa folhada a sério. De qualquer forma, os rolinhos ficaram bons. "Uma receita de verão" como lhe chamou o meu sous-chef, que fez a salada para acompanhar.

Fiz assim:

Ingredientes:
(para duas pessoas e mais sobras para o almoço do dia seguinte):

200-250g de carne de frango picada
1 cenoura ralada
1 tomate pelado de lata
salsa picada
1 colher de sopa bem cheia de pimento vermelho cortado aos cubos
1 colher de sopa bem cheia de cebola picada
2 colheres de sopa bem cheia de milho
3 colheres de pão ralado (ou o necessário para a massa ficar consistente)
sal e pimenta
1 ovo batido

Ligar o forno a 180ºC.

Colocar um fio de azeite numa frigideira e cozinhar a cenoura até ficar amolecida.

Numa taça, misturar a carne picada, a cebola, o tomate esmagado, a salsa, o pimento, o milho, o pão ralado e a cenoura. Temperar com sal e pimenta preta acabada de moer.

Fazer dois rolinhos com a carne. Estender a massa folhada de forma a que fique com dois rectangulos com o mesmo comprimento dos rolos de carne.  Enrolar a carne na massa folhada, pincelar com ovo e polvilhar com sementes de sésamo ou sementes de papoila.

Levar ao forno 25-30 minutos. Se necessário, tapar com um folha de alumínio para não queimar por cima.


2 comentários:

  1. Um aspesto óptimo.
    Podes sempre substituir a massa folhada por massa filo se queres menos teor de gordura.

    ResponderEliminar
  2. esta vai ser a minha próxima experiência/ receita cá em casa no meu dia de folga, depois conto como correu :) Catarina B.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...