Há uns meses andei a pesquisar receitas de falafel no google e descobri que no Egipto o falafel é feito com favas. Fiquei com vontade de experimentar. Na segunda-feira passada fui à feira de Espinho e comprei um quilo de favas. Depois de descascadas, rendeu apenas 300g de favas o que foi suficiente para fazer falafel para 4 pessoas. Na terça descasquei as favas, na quarta, tirei as cascas e na quinta fiz falafel. Este falafel dá algum trabalho mas podem usar favas congeladas que dá menos trabalho. É muito simples de fazer e serve-se com pão pita e um molho de iogurte à vossa escolha: Iogurte, limão e tahini, iogurte e pepino ou apenas com iogurte natural. Eu tinha meio abacate no frigorífico por isso aproveitei e com a varinha mágica fiz um molho de iogurte, abacate e limão.
Fiz assim:
300g de favas
1 cebola roxa picada
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 mão cheio de salsa (apenas as folhas)
1 mão cheia de coentros (apenas as folhas)
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de fermento Royal
1 colher de chá de cominhos em pó
sal e pimenta preta
1 colher de chá de piripiri moído
farinha de grão-de-bico
Azeite para fritar (opcional, eu fiz no forno)
Retirar a casca às favas. Colocá-las na picadora com a cebola, o alho, o fermento, cominhos, sal, pimenta e fermento e picar até ficar uma pasta que parece grãos de areia (verdes!). Juntar as ervas, cominhos e sementes de sésamo e picar novamente.
Se ficar uma massa muito húmida, juntar farinha de grão-de-bico (ou farinha normal ou pão ralado) até ficar mais seca de forma a ser possível formar bolinhas, com alguma humidade mas que não se desfaçam.
Fazer bolinhas e achatar de forma a que fiquem discos.
Podem optar por fritar numa frigideira com azeite suficiente para cobrir o falafel até meio (fritar dos dois lados alguns minutos). Ou façam no forno, deixando-os tostar até ficarem castanhos por fora. Na foto podem ver que ficam uns bolinhos bem verdes mas depois de fritar ou de ir ao forno, vão ficar bem castanhos por fora.
que bom aspecto hum hum
ResponderEliminarOlá :)
ResponderEliminarFiquei muito curiosa quanto a esta receita e um dia vou experimentar hihihi depois digo como ficou, obrigada pela partilha.
Living2Cook*