sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sementes


Há já muito que descobri os benefícios de comer sementes e tento ter sempre em casa sementes de abóbora, de girassol, de linhaça e sésamo. Depois, procuro formas de as comer. Costumo adicionar, ao pão que faço em casa, sementes de girassol e de sésamo. Tosto sementes de abóbora ou girassol e junto às saladas. As sementes de linhaça têm pouco sabor e adiciono-as à sopa (uma colher de chá em cada prato de sopa), saladas ou iogurte. 

Conseguimos tirar mais benefícios das sementes se as moermos antes de as comer. As sementes, se ingeridas inteiras e por serem difíceis de mastigar, acabam por passar pelo nosso sistema digestivo sem serem digeridas, perdendo-se assim os benefícios que nos podiam trazer. Convém também moer as sementes cruas para que não se percam os nutrientes. 

As sementes de girassol são uma boa fonte de proteína , vitamina E (um poderoso antioxidante), magnésio, selénio, vitaminas B1, B5 e B6, fósforo, ferro, ácido fólico e fibra. As sementes de sésamo são também uma boa fonte de proteína, fibra, minerais (magnésio, selénio, ferro..) e cálcio. Quando descobri que era intolerante à lactose comecei a procurar formas de incorporar as sementes de sésamo na minha alimentação porque tinha receio de, não bebendo leite, poder ficar com falta de cálcio. Descobri então que o leite não fazia assim tanta falta e que há muitos alimentos ricos em cálcio. Mas voltando às sementes, as da abóbora são também ricas em minerais, vitamina B1, B2 e B3 e vitamina A. As sementes de linhaça são consideradas as sementes milagrosas, ricas em omega 3, fibra e minerais. 

Tenho por hábito comer um iogurte por dia, natural, com uma mistura de sementes moídas de girassol, abóbora, linhaça e sésamo e uma colherzinha de chá de canela. Durante a gravidez tinha tanta preocupação com alimentação correcta que procurava todos os alimentos que pudessem ajudar o meu bebé a crescer cheio de saúde dentro da minha barriga. Achei imensa piada quando li num forum de grávidas que a canela podia causar problemas na gravidez e provocar aborto ou parto prematuro. Tarde demais, tinha comido uma colher de chá de canela por dia! 

Quando tenho nozes, junto também uma ou duas ao iogurte. É quase como comer uma sobremesa. E se quiserem mesmo que seja uma sobremesa, adicionem um pouco de mel.

Para moer sementes podem usar um moinho de café. Eu uso a mini picadora da minha varinha mágica e consigo um resultado perfeito. Faço uma mistura das 4 sementes e coloco na picadora. Tento sempre moer quantidades pequenas de sementes para que não se percam os nutrientes. Se preferirem moer quantidades grandes, guardem-nas num recipiente bem fechado, no frigorífico. 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...