terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Compota de Laranja e Gengibre


Este Domingo vieram os sogros conhecer o novo ninho do filho recém casado e deixaram cá ficar a revista do Diário de Notícias. Nas últimas páginas li um artigo sobre compotas que me chamou a atenção. Eu tenho sempre compota no frigorífico mas não consigo fazê-las. A fruta que já foi para o lixo porque eu não acerto com a receita. E acho que a culpa é das receitas. Sim, das receitas. Vêm mal explicadas para quem não tem experiência e eu preciso de tudo explicadinho para fazer algo que nunca fiz. E esta receita de compota de laranja também não ficou a 100% mas definitivamente não por culpa da receita mas da cozinheira. Falhei um passo e não gosto dos doces assim tão doces. 

O que aprendi com esta receita: a laranja tem que ser cortada em rodelas muito finas (e não em cubos como eu imbecilmente fiz). O açúcar tem que ser reduzido em pelo menos 150g. Tem que levar o triplo do gengibre.

Mas....esta é a primeira compota comestível que saiu dos meus tachos! Que rico pequeno-almoço esta manhã! Pão fresquinho da minha máquina com compota de laranja e gengibre.


Fiz assim:


Ingredientes para a compota:
1 Kg de laranjas
2 limões
açucar - o mesmo peso da fruta depois de descascada (dependendo do gosto de cada um, retirem um pouco  porque eu acho que fica muito doce)
3 dl de água
1 rodela de gengibre cortado em palitos pequenos e fininhos


Ingredientes para o pão:
300ml de água
1 colher de chá de sal grosso
400g de farinha de trigo
100g de farinha de centeio
3 colheres de sopa de flocos de cevada
2 colheres de sopa de sementes de sesamo
1 iogurte natural
12g de fermento fresco (à venda no Pingo Doce)


Compota de laranja e gengibre


Lave bem as laranjas. Com a ajuda de um descascador, retire o vidrado da casca das mesmas. Corte em tirinhas e leve-as ao lume a branquear em água fervente cerca de 10 minutos. Retire da água e escorra. Elimine a parte branca das laranjas e corte-as em rodelas e depois em pedaços e regue com o sumo de limão. Nesta altura, pese as laranjas. A quantidade de açúcar será a mesma do peso das laranjas. Para a próxima vez, vou retirar uns 150g de açucar porque achei a receita muito doce. 


Leve o açúcar ao lume com a água e quando o açúcar de dissolver e a água fiar transparente, coloque as tiras da casca de laranja branqueadas. Deixe ferver cerca de 10 minutos e junte a polpa da laranja. Vá mexendo até obter o ponto certo. Vai demorar cerca de uma hora.


Uma opção será colocar o gengibre 15 minutos antes de terminar de cozinhar a laranja. Ou em vez do gengibre adicionem amêndoas em palitos (só no final).


Guardar em frascos esterilizados, e depois de frio, manter no frigorífico.


Pão de trigo, centeio e cevada


Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão pela ordem da lista de ingredientes. Seleccione o programa para pão normal (3 na minha máquina). Espere três horas até terminar o programa, retire o pão da máquina e arrefeça numa grelha. Depois de frio guarde numa caixa ou saco plástico.

Appelmoes


Puré de maçã

Applemoes é o que se come em casa da minha mãe com carne assada, frango assado ou no Natal, com o perú (substituído por cranberry sauce nos últimos anos, porque a minha irmã traz as cranberries de Londres). 

Ontem fiz um lombinho de porco assado com batatas e castanhas para o jantar de aniversário do sous chef e telefonei à minha mãe a perguntar como faz o puré de maçã. Fiz uma pequena alteração à receita, já que a original é feita apenas com maçãs, sumo de limão e canela. Adicionei cravinho e noz moscada.

Fiz assim:

Ingredientes:
4 maçãs (golden delicious por exemplo)
sumo de meio limão
1 pau de canela
4 cravinhos
canela e noz moscada em pó

Descasquei as maçãs, retirei o centro e as partes mais duras e cortei em pedaços. Coloquei num tacho com um fundinho de água ( muito pouca para o puré não ficar muito líquido) e o sumo de limão. Juntei o pau de canela e os cravinhos. Cozinhei em lume médio durante 15-20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirei o pau de canela e cravinhos e coloquei numa taça.

Polvilhei com canela e noz moscada. Servi frio com a carne assada porque gosto mais, mas também podem servir quente. Estava óptimo. Foi uma refeição para celebrar o aniversário do sous chef e a chegada do Outono.


O que sobra, dá uma óptima sobremesa no almoço da dia seguinte, ou um óptimo pequeno-almoço, misturado com iogurte natural.

Nota: esta receita não precisa de açúcar e na minha opinião fica melhor com maças que não a reineta. As maçãs não devem estar verdes.

terça-feira, 18 de Outubro de 2011

Kulfi

Kulfi - gelado indiano de amêndoa e cardamomo

Devo ser a única pessoa que comemora um mês de casada, mas ontem fiz um jantar especial para o meu marido (!!) com um tema indiano. Ia fazer almôndegas de borrego com caril mas não encontrei a carne que queria. Fiz então korma de frango e para sobremesa, kulfi. Ficou óptimo e vou repetir quando tiver convidados. É impressionante como se faz uma sobremesa deliciosa com meia duzia de ingredientes básicos. Continuo a achar que as sobremesas mais simples são as melhores (ou não fosse arroz doce a minha sobremesa preferida).

Kulfi é uma sobremesa gelada indiana, feita com leite, amêndoas e cardamomo. Se pesquisarem na internet encontram a versão mais comum e rápida feita com leite condensado. Como eu acho que leite condensado é uma bomba calórica muito enjoativa, fiz a receita à moda antiga o que implica ficar uma hora a mexer leite num tacho. Nada a que não esteja habituada. No Natal sou responsável pelo arroz doce, que me obriga a mexer o leite durante hora e meia.

A receita é do livro do costume "Indian Food Made Easy" da Anjum Anand.

Fiz assim:

Ingredientes:
1 litro de leite gordo
2 colheres de sopa de amêndoa moída
1 colher de sopa de farinha de arroz
5 colheres de sopa de açucar
sementes de 6 vagens de cardamomo, moídas num almofariz ou flavour shaker
amêndoas laminadas
pistaccios picados (que nõ usei porque não encontrei sem sal)

Aquecer o leite num tacho largo, de fundo grosso, em lume baixo até ferver. Baixar o lume e cozinhar lentamente, mexendo sempre. Colocar as amêndoas moídas e farinha num copo ou taça e quando o leite estiver quente, juntar um pouco e mexer até ficar uma pasta bastante líquida. Juntar esta pasta ao leite assim como o açucar. Continuar a cozinhar o leite até que reduza para metade. Isto demora cerca de uma hora. Se se formar nata na superfície, misturar de novo no leite.

Juntar o cardamomo. Deixar arrefecer completamente e deitar em moldes de ir ao congelador. Como não tinha, usei copos de vidro.

Duas horas depois de estar no congelador, mexer o gelado para evitar que se formem cristais.

Deixar o gelado 5 a 6 horas no congelador. Para servir, retirar 20 minutos antes. Passar os moldes por água quente e desenformar. Polvilhar com amêndoas laminadas e pistaccios.

O sous-chef trouxe morangos que infelizmente me esqueci de pôr na foto. A combinação kulfi/morangos fica óptima.

Foi a sobremesa ideal para uma noite romântica.

quarta-feira, 5 de Outubro de 2011

Ser feliz em Nusa Lembongan




Sempre fui fa da tasquinha. E de ferias encontrei uma mesmo como eu gosto. Numa estrada pouco ou nada movimentada e cheios de sede, paramos numa tasquinha para beber uma cerveja. Encontramos a almocar la', dois brasileiros que comiam um peixe com muito bom aspecto. Decidimos la voltar no dia seguinte para almoco.

Era uma cabaninha com uma cozinha minuscula onde uma senhora cozinha peixe a quem l'a passa. Pedimos um peixe grelhado e um peixe enrolado em folha de bananeira.

Veio para a mesa um peixe branco grelhado para mim e uma especie de escabeche de atum, com tomate e leite de coco, enrolado em folha de bananeira. Acompanhado de arroz branco e legumes. Estava delicioso. Comemos as duas doses com a nocao que uma teria chegado. Mas com pena de deixar ficar na travessa, foi tudo. Empurrado com duas cervejas.

nao estando habituada a beber nem a comer tanto, o caminho de volta para o hotel custou um pouco. Pela praia aos ziguezagues e muito devagar, cheguei ao hotel onde tirei uma soneca. Ferias na praia e' assim. Acho eu, que nap tenho muita pratica em ferias de praia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...