terça-feira, 18 de outubro de 2011

Kulfi

Kulfi - gelado indiano de amêndoa e cardamomo

Devo ser a única pessoa que comemora um mês de casada, mas ontem fiz um jantar especial para o meu marido (!!) com um tema indiano. Ia fazer almôndegas de borrego com caril mas não encontrei a carne que queria. Fiz então korma de frango e para sobremesa, kulfi. Ficou óptimo e vou repetir quando tiver convidados. É impressionante como se faz uma sobremesa deliciosa com meia duzia de ingredientes básicos. Continuo a achar que as sobremesas mais simples são as melhores (ou não fosse arroz doce a minha sobremesa preferida).

Kulfi é uma sobremesa gelada indiana, feita com leite, amêndoas e cardamomo. Se pesquisarem na internet encontram a versão mais comum e rápida feita com leite condensado. Como eu acho que leite condensado é uma bomba calórica muito enjoativa, fiz a receita à moda antiga o que implica ficar uma hora a mexer leite num tacho. Nada a que não esteja habituada. No Natal sou responsável pelo arroz doce, que me obriga a mexer o leite durante hora e meia.

A receita é do livro do costume "Indian Food Made Easy" da Anjum Anand.

Fiz assim:

Ingredientes:
1 litro de leite gordo
2 colheres de sopa de amêndoa moída
1 colher de sopa de farinha de arroz
5 colheres de sopa de açucar
sementes de 6 vagens de cardamomo, moídas num almofariz ou flavour shaker
amêndoas laminadas
pistaccios picados (que nõ usei porque não encontrei sem sal)

Aquecer o leite num tacho largo, de fundo grosso, em lume baixo até ferver. Baixar o lume e cozinhar lentamente, mexendo sempre. Colocar as amêndoas moídas e farinha num copo ou taça e quando o leite estiver quente, juntar um pouco e mexer até ficar uma pasta bastante líquida. Juntar esta pasta ao leite assim como o açucar. Continuar a cozinhar o leite até que reduza para metade. Isto demora cerca de uma hora. Se se formar nata na superfície, misturar de novo no leite.

Juntar o cardamomo. Deixar arrefecer completamente e deitar em moldes de ir ao congelador. Como não tinha, usei copos de vidro.

Duas horas depois de estar no congelador, mexer o gelado para evitar que se formem cristais.

Deixar o gelado 5 a 6 horas no congelador. Para servir, retirar 20 minutos antes. Passar os moldes por água quente e desenformar. Polvilhar com amêndoas laminadas e pistaccios.

O sous-chef trouxe morangos que infelizmente me esqueci de pôr na foto. A combinação kulfi/morangos fica óptima.

Foi a sobremesa ideal para uma noite romântica.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo 1º mês, e sim, é um óptimo motivo para comemorar :)
    O gelado ficou de certeza à altura da comemoração.
    Venham muitos mais!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...