Puré de maçã
Applemoes é o que se come em casa da minha mãe com carne assada, frango assado ou no Natal, com o perú (substituído por cranberry sauce nos últimos anos, porque a minha irmã traz as cranberries de Londres).
Ontem fiz um lombinho de porco assado com batatas e castanhas para o jantar de aniversário do sous chef e telefonei à minha mãe a perguntar como faz o puré de maçã. Fiz uma pequena alteração à receita, já que a original é feita apenas com maçãs, sumo de limão e canela. Adicionei cravinho e noz moscada.
Fiz assim:
Ingredientes:
4 maçãs (golden delicious por exemplo)
sumo de meio limão
1 pau de canela
4 cravinhos
canela e noz moscada em pó
Descasquei as maçãs, retirei o centro e as partes mais duras e cortei em pedaços. Coloquei num tacho com um fundinho de água ( muito pouca para o puré não ficar muito líquido) e o sumo de limão. Juntei o pau de canela e os cravinhos. Cozinhei em lume médio durante 15-20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirei o pau de canela e cravinhos e coloquei numa taça.
Polvilhei com canela e noz moscada. Servi frio com a carne assada porque gosto mais, mas também podem servir quente. Estava óptimo. Foi uma refeição para celebrar o aniversário do sous chef e a chegada do Outono.
O que sobra, dá uma óptima sobremesa no almoço da dia seguinte, ou um óptimo pequeno-almoço, misturado com iogurte natural.
O que sobra, dá uma óptima sobremesa no almoço da dia seguinte, ou um óptimo pequeno-almoço, misturado com iogurte natural.
Nota: esta receita não precisa de açúcar e na minha opinião fica melhor com maças que não a reineta. As maçãs não devem estar verdes.
Sem comentários:
Enviar um comentário