segunda-feira, 25 de maio de 2015

Uma história de cerejas



Podia tentar contar uma história com imagens mas vou adicionar legendas. A história começa com uma caixa de cerejas na minha cozinha. Não começa em cima de uma árvore como seria mais óbvio. Começa porque quero voltar a escrever neste blogue. E agora vai ser diferente. Um blogue de receitas sai caro. É preciso pensar sempre em receitas diferentes com ingredientes que tinha que ir comprar. Um blogue de receitas pode também gerar desperdício, basta não haver tempo para gastar o que se comprou para uma receita específica. 

Vou usar o meu blogue para partilhar dicas de como se pode poupar na cozinha. E na conta do supermercado e no número de sacos do lixo que levo ao contentor. Vou medir o que deito ao lixo seja de comida cozinhada seja de alimentos que não foram utilizados e estavam no frigorífico.

Tudo começa com uma caixa de cerejas. 

Impossível comer todas. Dar algumas à mãe ouras à irmã. Depois, é só dar uso à imaginação, ao frigorífico e a alguns frascos.

E foi assim:


Um marido em cima de uma cerejeira


Uma caixa cheia de cerejas


 Uma garrafa de rum das Maurícias


 Uma frasco com cerejas (com caroço e pauzinhos)


 Um pau de canela


Um saco de congelação e cerejas sem caroço.


Perceberam?? É melhor eu explicar melhor:

Congelar cerejas é uma forma de as guardar mais tempo. Podem depois ser usadas para gelados, batidos, sobremesas. 

Lavem as cerejas. Tirem os caroços. Guardem num saco de congelação. Coloquem poucas cerejas em cada saco e quando forem para o congelador, deitem o saco de forma a que as cerejas não fiquem todas amontoadas. Vai ser mais fácil de as usar por partes.

Cerejas em rum:

As cerejas conservam-se no rum várias semanas. Quanto mais tempo as deixarem no rum, mais sabor absorvem. Se deixarem as cerejas no rum mais de duas semanas retirem o pau de canela. Se tiverem pouco tempo, podem fazer um pequeno golpe em cada cereja para que absorvam o rum mais rapidamente. 

Como se faz? Lava-se bem as cerejas, coloca-se num frasco esterilizado, com caroço. Podem optar por tirar o pauzinho mas eu deixei ficar para poder retirá-las do frasco mais facilmente e para poder fazer bonbons (depois deixo aqui a receita). Cobrem-se as cerejas com o rum, coloca-se um pau de canela no frasco. Guardem o frasco bem fechado num local sem luz.

Há imensas formas de usar as cerejas em receitas. Mas podem simplesmente come-las assim!


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...