sexta-feira, 25 de maio de 2012

Salmão no forno com limão, mel e coentros


A semana passada fui ao Pingo Doce no caminho para casa e fui surpreendida por uma enchente junto ao talho. Carrinhos cheios de carne, 2 talhantes a transpirar e um festival de galhofa foi o cenário durante a promoção da semana. Fiz as minhas compras normais, levei 4 peitos de frango e vim embora.

Esta semana disseram-me que o mesmo se ia passar na peixaria e desta vez achei que devia tentar comprar umas coisinhas boas. Pensava que ia encontrar o mesmo espectáculo mas nada disso, que pelos vistos o português gosta é de carnuça. Tinha três pessoas antes de mim. Uma comprou um quilo de camarão e umas ameijoas, outra meio quilo de camarão, e outra senhora com quem ainda troquei umas palavras, encheu sacos cheios de peixe de todas as variedades. Fiz o mesmo mas apenas com peixe em posta ou filete porque não suporto amanhar peixe em casa. Comprei cherne, tamboril, pescada, e muito salmão (e ainda enfiei no cesto duas vieiras, apenas para ficar com as conchas!). 

Hoje o jantar devo-o ao Pingo Doce e às polémicas promoções. Fiz assim:


Ingredientes:
(para duas pessoas)


2 postas de salmão
sal grosso
pimenta preta moída grosseiramente
sumo de 1/2 limão
1 colher de chá de mel
coentros (apenas folhas, picadas)
4 batatinhas
ervilhas

Coloquei o salmão numa travessa e temperei com sal grosso e pimenta preta, sumo de limão, mel e coentros. Gosto do mel com o salmão porque no forno fica douradinho. Os coentros devem ser frescos. Eu comprei um livro de conservas que me ensinou a não ter que desperdiçar os coentros que não conseguia usar e que acabam no lixo. Lavo, pico e coloco num recipiente de fazer cubos de gelo. Junto uma colher de sopa de água a cada cubinho e voilá! Tenho sempre ervas para cozinhar e não deito nada fora. Faço isto com as ervas todas que compro e que não consigo usar antes de se estragarem.  Deixei o salmão a marinhar 10 minutos.

Cozi as batatas 15 minutos e depois coloquei-as na travessa para irem ao forno. 

Levei o salmão ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos (vai depender da grossura das postas). 

Servi com ervilhas cozidas que a sogra mandou e que são uma delícia. Nem se comparam às ervilhas congeladas que costumo ter em casa. 

Estava bom! Salmão combina mesmo bem com coentros. 



1 comentário:

  1. A promoção do peixinho nem ouvi falar! Mas lá está, o português quer é carne!!! :)
    Aproveitaste muito bem, o salmão é uma maravilha, mesmo congelado. E que bem temperado!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...