terça-feira, 31 de maio de 2011

Sopa de Ervilhas e Gengibre


Falta pouco para me sentir obrigada a mudar o nome do blog para Gingipédia, de tanto gengibre que passa por aqui. Mas eu gosto tanto e faz tão bem à barriga!

No Domingo fui a Serralves e tive um ataque de vontade de engolir tudo o que me faz mal: 3 cervejas, 1 pacote de batatas fritas e um gelado. Soube-me pela vida mas no dia seguinte tive uma crise tal que nem me conseguia concentrar no trabalho.

Cheguei a casa no final do dia e fiz esta sopa que me soube muito bem. Ficou óptima e é espantoso que com tão pouco trabalho se faz uma sopa muito exótica e saborosa.


Ingredientes:
(para 4 doses)

2 chávenas de ervilhas congeladas ou frescas
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
4 chávenas de caldo de frango caseiro ou água
sal e pimenta preta moída

O caldo de galinha fiz no dia anterior: num tacho com água, cozinhei dois peitos de frango com uma cenoura cortada em palitos, meia cebola, muito tomilho, um talo de aipo, um fio de azeite e sal. Cozinhei 20 minutos.

O frango foi desfiado e fiz uma salada para levar para a praia. Os legumes foram aproveitados para acompanhar o jantar. O tomilho foi retirado mas não coei a água. Guardei o caldo, ainda com alguns pequenos pedaços de frango e alguma folhas de tomilho.

Para a sopa, coloquei num panela pequena todos os ingredientes e cozinhei 15 minutos. Passei com a varinha mágica de forma a ficar cremosa e sem pedaços. Servi numa taça e repeti.

O meu sous chef achou muito apimentada e estranha. Mas a taça dele ficou vazia.

Receita de Mark Bittman

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Muffins de Cenoura e Gengibre





Muffins de Cenoura e Gengibre 95 Calorias

Ingredientes:
1 chávena de farinha integral
1 colher e meia de chá de fermento royal
1 ovo
1/3 chávena de açucar de cana
2 colheres de sopa de manteiga
1 cenoura grande, ralada
1/4 chávena de leite de soja
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1/8 colher de chá de canela em pó
1/8 colher de chá de gengibre em pó
1/8 colher de chá de pimenta da Jamaica
1/3 chávena de miolo de nóz

Aquecer o forno a 180ºC.

Cortar a manteiga em cubos. Juntar a farinha e fermento. Com as pontas dos dedos, desfazer a manteiga e misturar com a farinha.

Adicionar os restantes ingredientes e mexer bem com uma colher de pau.

Deitar nas formas e levar ao forno 20-25 minutos até ficarem dourados.


Fonte: SparkPeople Recipes

Queijo Feta com Mel e Nozes


E quando sobram umas folhas de massa filo das chamuças, o que é que eu faço? Sigo a sugestão do Tiago e recheio-as com queijo feta desfeito as pedaços, meia colher de mel e meia noz. Vai ao forno 15-20 minutos a 200ºC, pincelado com manteiga derretida e polvilhado com sementes de sésamo e fica meeeesmo bom! E eu adoro queijo feta! Hmmm! Queijinho!!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sobremesa Gelada de Morango


Roubei esta receita à minha mãe que a roubou à minha irmã que roubou à nossa outra irmã. Falando com toda esta gente descobri que todas tinhamos introduzido uma alteração até que chegou a mim já bastante diferente do original, mas a ideia é basicamente a mesma:

Misturar fruta congelada com iogurte grego, levar um tempinho ao congelador e servir. É docinho, fresquinho e fica gelado por fora e cremoso no meio.

Eu comprei uma embalagem de meio quilo de morangos, lavei-os, passei-os com a varinha mágica e congelei-os em doses individuais.

Quando quero uma sobremesa, retiro as doses necessárias, levo ao microondas uns segundos só para amolecer a fruta ligeiramente, e com a varinha mágica misturo com o iogurte. Coloco em chávenas e levo ao congelador na duração da refeição. Quando chega à hora da sobremesa apenas a parte de fora da sobremesa está congelada e o restante está cremoso e muito frio.

Desta vez comprei iogurte grego açucarado. Mas com iogurte grego fica melhor. Se tiverem receio que não fique doce suficiente usem os açucarados. Mas não é preciso.

O que as minhas irmãs fazem, é usar frutos silvestres, dos que se compram congelados.

Quando esmagarem com a varinha mágica deixem bastantes pedaços de fruta inteiros. Fica mais interessante.

Chamuças de Batata e Ervilhas


Já tinha saudades de brincar com as minhas especiarias. Fui ao meu livro de receitas indianas da Anjum Anand e escolhi uma receita de chamuças vegetarianas, do capítulo de snacks e light meals. Foi o meu jantar hoje, acompanhado de uma salada de alface com coentros.

Ainda tenho pouco jeito para trabalhar com massa filo por isso as chamuças não ficaram todas perfeitinhas. Ainda por cima saí tarde do trabalho e não tive muito tempo para me preocupar com a apresentação.

Ficaram muito boas. Comi 5!! Shame on me!!!

Fiz assim:

Ingredientes:
(faz 10 chamuças)
2 colher de sopa de azeite
1/4 de colher de chá de sementes de mostarda
30g de cebola picada
3g de gengibre ralado
40g de ervilhas congeladas
1 colher de chá de coentros em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1/4 de colher de chá de garam masala
sal
300g de batatas, cozidas e esmagadas com pedaços grandes
2 colheres de sopa de folhas de coentros picadas
1 embalagem de massa filo
3 colheres de sopa de manteiga derretida
sementes de sésamo

Aquecer o azeite numa tacho e fritar as sementes de mostarda durante 10 segundos. Juntar a cebola e gengibre e fritar 1-2 minutos. Adicionar as ervilhas, as especiarias e uma pitada de sal. Deitar um pouco de água e deixar cozinhar 2-3 minutos.

Juntar a batata cozida e os coentros, misturar tudo e cozinhas mais 2 minutos.

Aquecer o forno a 200ºC.

Desenrolar a massa. Cortar em 3 tiras ao comprimento. Colocar uma tira numa superficie plana, pincelar com manteiga e dobrar a ponta até a tira ficar com cerca de 10cm de comprimento. Colocar uma colher de sopa de recheio de batata e ervilhas em cima da massa e começar a enrolar, formando trinagulos. Repetir até acabar o recheio. Pincelar com manteiga e polvilhar com sementes de sésamo.

Levar ao forno cerca de 20-25 minutos.

Deixar arrefecer um pouco e servir como entrada ou como refeição.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sumo de Maçã e Kiwi


Para dois copos de sumo:

3 maçãs
1/2 pepino
1 kiwi
1 talo de aipo
1 rodela de ananás
1/2 limão

Descascar o kiwi e o limão. Lavar bem todos os outros ingredientes. Colocar tudo na centrifugadora. Beber com gelo ou colocar a fruta no frigorifico antes (que é o que eu faço).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tarte de Espinafres (sem massa)


A minha sogra ofereceu-me uma caixa cheio de ovos caseiros e como não queria gastá-los em bolos nem em nada demasiado engordativo, fiz uma tarte de espinafres e sem a massa cheia de gordura habitual nas tartes, fiquei com a sensação de estar a fazer menos mal a mim mesma.

Fiz assim:

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola finamente cortada
300g de folhas de espinafres
5 ovos batidos
150g de queijo ralado
150ml de leite magro
pimenta preta acabada de moer

Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com um pouco de azeite.

Aquecer o azeite numa panela grande. Juntar a cebola e cozinhar mexendo sempre até as amolecer. Juntar os espinafres e cozinhar continuado sempre a mexer, até os espinafres estarem amolecidos e alguma da água que largam evapore.

Numa taça, misturar os ovos, o queijo e a pimenta.

Espremer o excesso de água dos espinafres e picá-los. Juntar aos ovos e misturar tudo. Verter para a forma e levar ao forno 30 minutos. Deixar arrefecer um pouco antes de servir.

Acompanhar com uma salada.

domingo, 8 de maio de 2011

Massa Pizzaiola

Aconteceu algo raro na minha cozinha. Cozinhou-se carne de vaca.

Gosto muito de massa e associo sempre a queijo que gosto ainda mais. Mas esta receita não leva queijo e faz-me assim pensar em massa de uma forma diferente.

Estou à procura de receitas para quando tenho convidados que sei que não vão gostar de comida vegetariana ou de frango (que é o que sei cozinhar). Pedi ao meu sous-chef para comprar carne de vaca na terra dele porque a qualidade é incomparável a qualquer carne que se compre nos talhos que conheço.

E com 200g de carne de vitela super tenra fiz esta receita, que é muito rápida, muito boa e ficou aprovada para quando tiver cá amigos a jantar. Facilmente se aumentam as quantidades para o número de gente que se sentar à mesa.

Chama-se pizzaiola porque tem os ingreditenes tomate e oregãos que normalmente se usam nas pizzas. Pizzaiola quer dizer "ao estilo da pizza".

Fiz assim:

Ingredientes:
(para duas pessoas)
1 colher de sopa de azeite
200g de massa (esparguete será o ideal)
200g de carne de vaca ou vitela cortada em tiras de 5 cm de comprimento e 1 cm de largura
200g de tomate pelado de lata aos cubos
1 dente de alho esmagado
1/2 colher de chá de oregãos secos
3 colheres de sopa de azeitonas às rodelas
1 colher de alcaparras
salsa picada

Cozer massa em água a ferver com sal.

Aquecer o azeite num tacho e fritar as tiras de carne até ficarem douradas (cerca de 3 minutos). Com uma escumadeira, retirar a carne e reservar. Juntar ao tacho o tomate, o alho, os oregãos, as azeitonas e as alcaparras e deixar ferver. Cozinhar o molho cerca de 10 minutos.

Juntar a carne ao molho.

Quando a massa estiver cozida, juntar ao molho. Polivilhar com a salsa e servir. Com um copo de vinho tinto e tostas ou um pãozinho fresquinho e estaladiço.

Foi o meu crime de Domingo à noite.

A sobremesa foi uma taça cheia de morangos e cerejas que vieram no cesto da aldeia desta semana.

Ainda tenho um monte de favas para gastar desse cesto e vou tentar arranjar inspiração para as gastar amanhã.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bolachas de Aveia e Tahini


Sim, eu sou viciada em bolachas e em aveia. Ultimamente parece que sigo em busca da bolacha de aveia perfeita. Que na realidade não existe porque são todas boas!!

Quando vi esta receita achei brilhante fazer bolachas com tahini. Estas bolachas são divinais. Tenho três frascos de tahini no frigorífico. Um que comprei no El Corte Inglés, orgânico e muito bom. Os outros dois foram feitos pela minha mãe (sim, ela faz o seu próprio tahini), que me ofereceu um frasquinho de tahini de sementes de sésamo normais e um frasquinho de tahini de sementes de sésamo pretas.

Tinha no frigorífico também uma caixa de ovos oferecidos pela minha sogra. Aliás, o cesto que veio da aldeia esta semana foi particularmente generoso: uma dúzia de ovos, um repolho, abóbora, bróculos, cebolas e muitas laranjas. Tudo da horta da minha sogra.

Comprei um chocolate preto 70% cacau e fiz estas bolachas (aveia tenho sempre em casa porque sou viciada).

Fiz assim:

Ingredientes
2 chávenas de flocos de aveia
1/2 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha de trigo integral
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de bicabornato de soda
1/2 colher de chá de sal
1/2 chávena de tahini
4 colheres de sopa de manteiga fria cortada aos pedaços
1/3 chávena de açucar
1/3 chávena de açucar amarelo
2 ovos
1 chávena de chá de pepitas de chocolate 70% cacau
1/2 chávena de miolo de nóz

Liguei o forno a 175ºC.

Numa taça, misturei a aveia, as farinhas, a canela e o bicarbonato de soda e o sal.

Noutra taça, fiz uma pasta homogénea com o tahini e a manteiga, usando a batedeira. Juntei o açucar e os ovos e misturei tudo.

Juntei a mistura de tahini com a da farinha e aveia e com uma colher de pau misturei tudo. Juntei as pepitas de chocolate e o miolo de noz. As pepitas de chocolate fiz com uma barra de chocolate normal, cortanto aos pedaços com uma faca grande e bem afiada. Parti o miolo de noz com as mãos, para ficarem em pedaços mais pequenos.

Fiz bolinhas com a massa usando duas colheres de sopa, que coloquei num tabuleiro. Achatei as bolinhas um pouco e levei o tabuleiro ao forno 16 minutos.

Retirei a receita de um site americano que agora não me recordo, acho que era o cooking.com. Cortei a quatidade de açucar para metade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...